Extração de Dados Relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação
I - Portfólio de Soluções de TIC
Arquivo: Portfólio de Soluções de TIC atual.csv
Essa planilha apresenta o portfólio composto pelas principais soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação que suportam os macroprocessos finalísticos definidos na cadeia de valor do TRE-GO.
A tabela detalha:
Solução | Descrição | Categoria | Cadeia de valor |
“Solução” - nome da solução; “Descrição” – descrição da solução; “Categoria” - categorizada por aplicação ou infraestrutura; e “Cadeia de Valor” - vinculação com macroprocesso finalístico associado.
II - Plano Anual de Capacitação de TIC
Arquivo: Plano_anual_capacitacão_TI atual.csv
Essa planilha apresenta os dados dos cursos voltados para capacitação do quadro técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação no decorrer dos exercícios.
Em relação a cada curso a tabela detalha:
Plano Anual de Capacitação de TIC | Unidade | Situação | Ano | Valor | Qtde servidores | SEI | Observação |
“Plano Anual de Capacitação de TIC” - nome do curso ou treinamento; “Unidade” - unidade técnica contemplada; “Situação” - status de realização; “Ano” - exercício a que se refere; “Valor” - valor do treinamento; “Qtde servidores” - quantidade de servidores contemplados; “SEI” - número do processo; e “Observação” – registro de alguma informação relevante, caso necessário.
III - Plano Anual de Contratação de TIC
Arquivo: Plano de Contratação STIC - TREGO - atual.csv
Essa planilha apresenta os dados das contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação previstas a serem realizadas no decorrer do exercício.
Em relação a cada contratação a tabela detalha:
Item | Objeto da contratação | Unidade demandante | Breve Justificativa | Prazo termo de referência ou Projeto básico | Classificação do objeto |
Estimativa preliminar(R$) | Vínculo com o PEI e PDTIC | Unidade técnica | SEI | Situação | Observação |
“Item” - número do item; “Objeto da contratação” - resumo do objeto da contratação; “Unidade demandante” – sigla da unidade demandante, “Breve Justificativa” - breve justificativa da contratação, “Prazo termo de referência ou Projeto básico” - previsão de encaminhamento do Termo de Referência ou Projeto Básico; “Classificação do objeto” - classificação segundo o Plano Interno Orçamentário; “Estimativa preliminar(R$)” - estimativa de valor preliminar; e “Vínculo com o PEI e PDTIC” - alinhamento com o Plano Estratégico Institucional e com o Plano Diretor de TIC; “Unidade técnica” - a principal unidade técnica de TIC vinculada; “SEI” - número do processo; “Situação” - status do andamento da contratação; e “Observação” - registro de alguma informação relevante, caso necessário.
IV - Execução do Plano Diretor de TIC
Para a construção do painel são utilizados os dados de duas planilhas combinadas para apresentar o desempenho dos resultados dos indicadores do PDTIC:
Arquivo: Indicadores – Desempenho.csv - planilha que consolida os dados de desempenho dos indicadores do PDTIC que são apresentados sob a forma de Resultados-Chave (KR).
Em relação a cada indicador, as colunas da tabela apresentam:
Elemento superior | Identificador | Nome | Faixa | Ano | Unidade de medida |
Frequência | Meta | Medição | Período | Situação | Percentual |
“Elemento superior” – descrição do programa associado; “Identificador” - código do resultado-chave (KR); “Nome” - descrição do KR; “Faixa” – polaridade do resultado-chave, “Ano” – exercício em que foi estabelecido; “Unidade de medida” – padrão utilizado para quantificar o KR; “Frequência” – periodicidade da medição; “Meta” – valor a ser atingido; “Medição” – valor alcançado; “Período” – 1 (primeiro), 2 (segundo) semestre ou 10 por evento; “Situação” – avaliação do resultado; “Percentual” – índice de alcance do resultado.
Arquivo: Indicadores - Análise Crítica.csv – planilha que descreve a análise crítica do desempenho associado a cada resultado-chave (KR).
Em relação a cada resultado-chave as colunas da tabela apresentam:
idsmetric | dscomment | nmcomment | nyear |
“idsmetric” - código identificador do KR; “dscomment” – comentário com o texto da análise realizada; “nmcomment” – categoria do comentário realizado; e “nyear” – exercício a que se refere.
V - Execução de Projetos
Para a construção desse painel são utilizados os dados de três planilhas combinadas para apresentar o acompanhamento dos programas, ações e projetos de tecnologia da informação vinculados ao Plano de Gestão do TRE-GO:
Arquivo: Plano de Gestão 2024-2026 - Iniciativas.csv – a planilha consolida os dados de execução das iniciativas do Plano de Gestão que são apresentados sob a forma de Programa.
Em relação a cada Programa, as colunas da tabela apresentam:
Identificador da Iniciativa | Iniciativa | Finalidade | Meta | Início Plan | Final Plan | Início real |
Final real | Unidade Plan. | Iniciativa superior | Duração Plan. (dias) | Duração real (dias) | Realizado | cdactivityowner | fgstatus |
“Identificador da Iniciativa” – identificador do programa; “Iniciativa” – nome do programa; “Finalidade” – breve descrição; “Meta” – alvo a ser alcançado; “Início Plan” – data de início planejado; “Final Plan” – data de término planejado; “Início real” – data de início efetiva; “Final real” – data da efetiva conclusão; “Unidade Plan.” – sigla da unidade executora; “Iniciativa superior” – código interno do programa “Duração Plan. (dias)” – duração planejada; “Duração real (dias)” – duração real; “Realizado” – índice de execução; "cdactivityowner" - código do responsável pela iniciativa; “fgstatus” – código do status do programa: 1 Planejamento, 3 Finalizado, 5 Execução e 6 Cancelado.
Arquivo: Plano de Gestão 2024-2026 - Atividades.csv – a planilha que apresenta a lista das principais atividades relacionadas a cada iniciativa do Plano de Gestão. No caso da TI que resume suas iniciativas sob a forma Programas, as atividades são compostas por projetos ou grandes ações.
Em relação a cada Projeto, as colunas da tabela apresentam:
Código da atividade | Descrição da atividade | Resultado da atividade | Data início planejado | Data fim planejado |
Data início execução | Data fim execução | Iniciativa superior | nmuserupd | vlpercentagem | fgsatus |
“Código da atividade” – identificador do projeto; “Descrição da atividade” – nome do projeto; “Resultado da atividade” – observação em relação ao projeto; “Data início planejado” – data de inicio planejado do projeto; “Data fim planejado” – Data de término planejado para o projeto; “Data início execução” – Data de início real do projeto; “Data fim execução” – data de término real do projeto; “Iniciativa superior” – código interno do programa a que está vinculada a atividade; “nmuserupd” – nome do responsável; “vlpercentagem” – percentual de execução; “fgsatus” – código do status da atividade: 1 Planejamento, 3 Finalizado, 5 Execução e 6 Cancelado
Arquivo: Plano de Gestão 2024-2026 - Custo financeiro.csv – a planilha apresenta cada iniciativa do Plano de Gestão sob a forma Programa e aponta os respectivos valores estimados e dispendidos. Essa informação está em processo de implementação.
Em relação a cada Programa, as colunas da tabela apresentam:
Identificador do plano de ação | Título do plano de ação | Situação | Custo previsto | Custo real |
“Identificador do plano de ação ” – código atribuído ao programa; “Título do plano de ação” – nome do programa; “Situação” – fase da execução; “Custo previsto” – valor estimado do programa; “Custo real” – valor real executado no programa.
VI - Execução do Orçamento
Para a construção desse painel são utilizados os dados relacionados com a gestão orçamentária desde a visão geral gerencial até a execução detalhada de cada item de despesa. As fontes são provenientes de consulta de dados do Tesouro Gerencial, combinando a informação de cinco planilhas:
1. Consulta Notas de Empenho 2025 – II.csv
2. Consulta Notas de Empenho 2025.csv
Esses dois arquivos apresentam a mesma estrutura. A diferença é que o primeiro arquivo contém as informações do orçamento descentralizado pelo TSE e o segundo arquivo as informações do orçamento ordinário do próprio TRE-GO.
Unidade Orçamentária |
UG Executora |
UG Responsável |
Grupo Despesa |
Plano Orçamentário |
PTRES |
Ação Governo |
PI |
Natureza Despesa |
Natureza Despesa Detalhada |
Mês Lançamento |
NE CCor |
NE CCor - Favorecido |
NE CCor - Descrição |
NE - Modalidade Licitação |
Métrica |
NE - Núm. Processo | |||||||
Movim. Líquido - R$ (Item Informação) | |||||||
29 |
30 |
31 |
34 |
50 |
51 |
52 |
53 |
DESPESAS EMPENHADAS (CONTROLE EMPENHO) |
DESPESAS EMPENHADAS A LIQUIDAR (CONTROLE EMP) |
DESPESAS LIQUIDADAS (CONTROLE EMPENHO) |
DESPESAS PAGAS (CONTROLE EMPENHO) |
RESTOS A PAGAR INSCRITOS (PROC E N PROC) |
RESTOS A PAGAR CANCELADOS (PROC E N PROC) |
RESTOS A PAGAR PAGOS (PROC E N PROC) |
RESTOS A PAGAR A PAGAR (PROC E N PROC) |
“Unidade Orçamentária” - unidade administrativa responsável pela gestão dos recursos orçamentários; “UG Executora” - unidade gestora responsável pela execução da despesa; “UG Responsável” - unidade gestora que tem a responsabilidade legal pela gestão dos recursos; “Grupo Despesa” - agrupa as despesas por sua natureza, como pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, etc.; “Plano Orçamentário” - detalha o plano específico dentro do orçamento, indicando a destinação dos recursos; “PTRES” - Programa de Trabalho Resumido, que detalha as ações a serem realizadas; “Ação Governo” - especifica a ação governamental a ser realizada, como um projeto ou atividade; “PI” - Plano Interno, um detalhamento interno da ação governamental; “Natureza Despesa” - classifica a despesa de acordo com o tipo de gasto, como investimento, custeio, etc.; “Natureza Despesa Detalhada” - fornece um detalhamento maior da natureza da despesa, especificando o tipo de gasto; “Mês Lançamento” - indica o mês em que o lançamento contábil foi realizado; “NE CCor” - número do empenho no Centro de Custo, identificando o compromisso de gasto; “NE CCor – Favorecido” - identifica o beneficiário do empenho no Centro de Custo; “NE CCor – Descrição” - detalhe do empenho no Centro de Custo; “NE - Modalidade Licitação” - modalidade de licitação utilizada no processo de compra ou contratação; “NE - Núm. Processo” - número do processo administrativo referente ao empenho; “29 DESPESAS EMPENHADAS (CONTROLE EMPENHO)” - total das despesas que foram empenhadas; “30 DESPESAS EMPENHADAS A LIQUIDAR (CONTROLE EMP)” - montante das despesas empenhadas que ainda não foram liquidadas; “31 DESPESAS LIQUIDADAS (CONTROLE EMPENHO)” - total das despesas que foram liquidadas; “34 DESPESAS PAGAS (CONTROLE EMPENHO)” - total das despesas que foram pagas; “50 RESTOS A PAGAR INSCRITOS (PROC E N PROC)” - montante dos Restos a Pagar inscritos, tanto processados quanto não processados; “51 RESTOS A PAGAR CANCELADOS (PROC E N PROC)” - montante dos Restos a Pagar que foram cancelados, tanto processados quanto não processados; “52 RESTOS A PAGAR PAGOS (PROC E N PROC)” - montante dos Restos a Pagar que foram pagos, tanto processados quanto não processados; “53 RESTOS A PAGAR A PAGAR (PROC E N PROC)” - montante dos Restos a Pagar que ainda estão pendentes de pagamento, tanto processados quanto não processados.
3. Consulta Pre-empenho 2025.csv
Unidade Orçamentária |
UG Responsável |
Plano Orçamentário |
PTRES |
Grupo Despesa |
Ação Governo |
PI |
Natureza Despesa |
PE |
Documento |
Doc - Observação |
PE - Processo |
Doc - Lançado por |
Saldo - R$ (Conta Contábil) |
“Unidade Orçamentária” - unidade administrativa do governo federal responsável pela gestão e execução de uma parte específica do orçamento; “UG Responsável” - unidade gestora que tem a responsabilidade legal pela gestão dos recursos financeiros alocados à unidade orçamentária; “Plano Orçamentário” - detalha o plano específico dentro do orçamento, indicando a destinação dos recursos para um objetivo ou projeto particular; “PTRES” - Programa de Trabalho Resumido; “Grupo Despesa” - agrupa as despesas por sua natureza, como pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, outras despesas correntes, investimentos, etc.; “Ação Governo” - ação governamental a ser realizada, como um projeto, atividade ou operação especial; “PI” - Plano Interno, um detalhamento interno da ação governamental; “Natureza Despesa” - Classifica a despesa de acordo com o tipo de gasto; “PE” - número do Pré-Empenho, que é um registro administrativo que antecede o empenho e que indica a intenção de realizar uma despesa; “Documento”- documento que originou a transação; “Doc – Observação” - informações adicionais sobre o documento, como detalhes relevantes ou justificativas; “PE – Processo” - número do processo administrativo relacionado ao Pré-Empenho; “Doc - Lançado por” - usuário ou sistema responsável pelo lançamento do documento no sistema financeiro; “Saldo - R$ (Conta Contábil)” - saldo disponível na conta contábil em Reais (R$) após o lançamento do documento.
4. Execução Financeira 2025 – II.csv
5. Execução Financeira 2025.csv
Esses dois arquivos apresentam a mesma estrutura. A diferença é que o primeiro arquivo contém as informações do orçamento descentralizado pelo TSE e o segundo arquivo as informações do orçamento ordinário do próprio TRE-GO.
Unidade Orçamentária |
UG Executora |
UG Responsável |
Plano Orçamentário |
Grupo Despesa |
PTRES |
Ação Governo |
PI |
Natureza Despesa |
Métrica |
Natureza Despesa Detalhada | ||||
Movim. Líquido - R$ (Item Informação) | |||||
15 |
19 |
22 |
23 |
24 |
25 |
PROVISAO RECEBIDA |
CREDITO DISPONIVEL |
DESPESAS PRE-EMPENHADAS A EMPENHAR |
DESPESAS EMPENHADAS |
DESPESAS EMPENHADAS A LIQUIDAR |
DESPESAS LIQUIDADAS |
Movim. Líquido - R$ (Item Informação) | ||||
28 |
50 |
51 |
52 |
53 |
DESPESAS PAGAS |
RESTOS A PAGAR INSCRITOS (PROC E N PROC) |
RESTOS A PAGAR CANCELADOS (PROC E N PROC) |
RESTOS A PAGAR PAGOS (PROC E N PROC) |
RESTOS A PAGAR A PAGAR (PROC E N PROC) |
“Unidade Orçamentária” - unidade administrativa do governo federal responsável pela gestão e execução de uma parte específica do orçamento; “UG Executora (Unidade Gestora Executora)” - unidade gestora que executa a despesa, ou seja, que realiza os pagamentos e demais atos de gestão financeira; “UG Responsável (Unidade Gestora Responsável)” - unidade gestora que tem a responsabilidade legal pela gestão dos recursos financeiros alocados à unidade orçamentária; “Plano Orçamentário” - detalha o plano específico dentro do orçamento, indicando a destinação dos recursos para um objetivo ou projeto particular; “Grupo Despesa” agrupa as despesas por sua natureza, como pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, outras despesas correntes, investimentos, etc.; “PTRES” - Programa de Trabalho Resumido, que detalha as ações específicas a serem realizadas dentro do plano orçamentário; “Ação Governo” ação governamental a ser realizada, como um projeto, atividade ou operação especial; “PI” - Plano Interno, um detalhamento interno da ação governamental; “Natureza Despesa” despesa de acordo com o tipo de gasto, como investimento, custeio, transferência, etc.; “Natureza Despesa Detalhada” detalhamento maior da natureza da despesa, especificando o tipo de gasto com mais precisão; “15 PROVISÃO RECEBIDA” - montante de provisão orçamentária que foi recebida pela unidade orçamentária para a execução de suas atividades; “19 CRÉDITO DISPONÍVEL” - montante de crédito orçamentário que está disponível para ser utilizado pela unidade orçamentária. “22 DESPESAS PRÉ-EMPENHADAS A EMPENHAR” valor das despesas que foram pré-empenhadas, mas ainda não foram formalmente empenhadas; “23 DESPESAS EMPENHADAS” - montante total das despesas que foram empenhadas, ou seja, que tiveram um compromisso formal de gasto; “24 DESPESAS EMPENHADAS A LIQUIDAR” - montante das despesas que foram empenhadas, mas ainda não foram liquidadas; “25 DESPESAS LIQUIDADAS” - montante total das despesas que foram liquidadas, ou seja, que tiveram a sua realização comprovada e que estão prontas para serem pagas; “28 DESPESAS PAGAS” - montante total das despesas que foram efetivamente pagas; “50 RESTOS A PAGAR INSCRITOS (PROC E N PROC)” - montante dos Restos a Pagar que foram inscritos para pagamento, tanto os processados (PROC) quanto os não processados (N PROC); “51 RESTOS A PAGAR CANCELADOS (PROC E N PROC)” montante dos Restos a Pagar que foram cancelados, tanto os processados (PROC) quanto os não processados (N PROC); “52 RESTOS A PAGAR PAGOS (PROC E N PROC)” - montante dos Restos a Pagar que foram pagos, tanto os processados (PROC) quanto os não processados (N PROC); “53 RESTOS A PAGAR A PAGAR (PROC E N PROC)” - montante dos Restos a Pagar que ainda estão pendentes de pagamento, tanto os processados (PROC) quanto os não processados (N PROC).