Laudo Natel toma posse como desembargador eleitoral
Advogado assume a titularidade do Gabinete de Jurista I
Na tarde desta terça-feira (21), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, empossou o advogado Laudo Natel Mateus como desembargador eleitoral titular. O magistrado assume o comando do Gabinete de Jurista I para o biênio 2025-2027.
A solenidade foi realizada no Plenário Desembargador Geraldo Salvador de Moura, com a participação do vice-presidente e corregedor, desembargador Ivo Favaro, dos desembargadores eleitorais Alessandra Gontijo do Amaral, Carlos Augusto Tôrres Nobre, Rodrigo de Melo Brustolin e José Mendonça Carvalho Neto; além do procurador regional eleitoral, Marcello Santiago Wolff.
A cerimônia foi amplamente prestigiada por autoridades dos Três Poderes do estado, advogados, servidores, colaboradores do Tribunal, familiares e amigos do empossado.
Pronunciamentos
A recepção ao novo integrante da Corte foi conduzida pelo desembargador eleitoral José Mendonça. Em discurso, o magistrado destacou a trajetória profissional e acadêmica do jurista, declarando que sua bagagem intelectual trará aprimoramento técnico para o Regional. “O TRE é mais do que uma instituição jurídica; é um pilar da democracia, um espaço onde as vozes do povo são garantidas, protegidas e respeitadas. A presença do desembargador Laudo Natel nesta Casa reforça esses valores e renova nosso compromisso com a integridade e a transparência”, afirmou.
O procurador regional eleitoral, Marcello Santiago Wolff, parabenizou o novo magistrado e sublinhou a importância da Justiça Eleitoral no Brasil, afirmando que Laudo Natel está à altura do desafio de compor a Corte.
Em representação ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, a secretária-geral Talita Hayasaki elogiou a carreira de Laudo Natel na Advocacia e ensejou votos de sucesso ao jurista: “Esperamos que sua atuação aqui fortaleça ainda mais os laços entre a OAB e o TRE Goiás, promovendo um diálogo construtivo e uma colaboração efetiva para garantir que os direitos dos cidadãos sejam sempre respeitados”.
O novo integrante da Corte, Laudo Natel Mateus, iniciou sua manifestação agradecendo aos presentes e reconhecendo a importância de todos que contribuíram para a sua trajetória jurídica. O magistrado reafirmou seu compromisso com a sociedade e ressaltou o papel essencial da Justiça Eleitoral na democracia brasileira: “Visto a toga honrosamente, mas ainda sou ser humano. (...) O juiz, enquanto agente de equilíbrio, deve ter sensibilidade de entender o impacto social de suas decisões. Nosso papel não é legislar, governar ou decidir os rumos políticos do país, mas garantir que o processo eleitoral seja transparente, legítimo e fiel à vontade do eleitor. (...) Que possamos juntos construir um futuro mais justo, humano e democrático”.
Ao final da cerimônia, o presidente Luiz Cláudio Veiga Braga deu as boas-vindas ao novo desembargador e agradeceu à desembargadora eleitoral substituta Ludmilla Ribeiro por sua dedicação e contribuição enquanto esteve à frente do Gabinete de Jurista I.
Perfil
Com uma sólida formação acadêmica, Laudo Natel Mateus é graduado em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC) e possui diversas especializações, incluindo Direito Civil, Processual Civil, Público, Societário e de Família, além de ser pós-graduando em Direito Notarial e Registral. Atualmente, cursa mestrado em Direito Interinstitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP). Na esfera profissional, acumulou ampla vivência como assessor jurídico em órgãos públicos, como a Câmara Municipal de Marzagão, a Prefeitura Municipal de Corumbaíba e o Departamento de Água e Esgoto de Caldas Novas. Atuou como juiz membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) no biênio 2022-2024. Foi ainda presidente da Subseção da OAB/GO de Caldas Novas (triênio 2013-2015) e palestrante da Escola Superior da Advocacia (ESA-GO) e da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-GO).
Acesse o ábum de fotos da solenidade.
Secom