SGI promove exposição sobre o Batismo Cultural de Goiânia
Mostra fotográfica resgata momentos históricos da fundação de Goiânia

A Secretaria de Gestão da Informação (SGI) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promove, a partir desta terça-feira (29), a exposição “Batismo Cultural de Goiânia”. Organizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), a mostra retrata as celebrações que apresentaram a nova capital goiana ao Brasil e ao mundo em 1942.
A exposição reúne 12 painéis fotográficos que evidenciam momentos marcantes, como a missa campal realizada na Praça Cívica, a entrega da chave da cidade no Teatro Goiânia e o lançamento da Revista Oeste. Também estão presentes crônicas de escritores que presenciaram o Batismo Cultural, como Bariani Ortêncio, e poemas dedicados à cidade recém-inaugurada, escritos por Bernardo Élis e José Mendonça Telles.
A mostra ficará em cartaz até o dia 30 de maio, no Espaço Cultural Carmo Bernardes, localizado na sede do TRE-GO.
Celebração histórica
O Batismo Cultural foi o nome dado ao conjunto de eventos organizados para celebrar a fundação de Goiânia. Foram mais de dez dias de festividades, com missas, congressos, exposições agropecuárias e de artesanato, corridas, rodeios, desfiles escolares, almoços, peças teatrais e sessões de cinema.
O ponto alto da celebração ocorreu em 5 de julho de 1942, no Teatro Goiânia, quando o interventor Pedro Ludovico entregou, simbolicamente, a chave da cidade ao prefeito Venerando de Freitas. Esta chave, confeccionada em ouro e doada pelo prefeito de Luziânia, foi preservada em uma urna ao longo de oito décadas, junto com documentos históricos, como revistas nacionais que dedicaram edições especiais ao Batismo, jornais da época, livretos com discursos, programas de eventos e até cardápios dos almoços e jantares realizados no Palácio das Esmeraldas e no Jóquei Clube.
A exposição oferece ao público uma oportunidade de mergulhar nesse importante capítulo da história de Goiânia e compreender o impacto cultural da fundação da cidade.
Secom