Primeiro mesário com deficiência visual em Goiás inicia treinamento
Veimatos Duarte usará tecnologia NVDA para auxiliá-lo no dia das eleições
Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) contará com uma pessoa com deficiência visual total atuando como mesário. Veimatos Caldeira Duarte, de 51 anos, iniciou seu treinamento na 1ª Zona Eleitoral (ZE) de Goiânia, na tarde desta quarta-feira (18). Ele ficará responsável por confirmar o nome e o número de inscrição do eleitor na lista de votação, informação que será, sucessivamente, repassada ao presidente de mesa.
Em entrevista, Veimatos Duarte explicou que se voluntariou para inspirar outras pessoas com deficiência a também participarem da Justiça Eleitoral. “Eu penso que é uma satisfação poder contribuir com a democracia e mostrar para as pessoas que a gente pode fazer coisas, pode atuar como primeiro mesário, segundo e até presidente, desde que a gente, que eu, queira”, declarou o mesário.
A 1ª ZE fará uso da tecnologia NVDA, um programa de leitura de tela com voz, para que a deficiência visual não seja um impedimento à realização do voluntariado. No dia do pleito, Veimatos usará um notebook sem conexão com a internet para auxiliá-lo em seu trabalho na seção eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará foi pioneiro na experiência de inclusão de mesários com deficiência visual nas eleições de 2022. A acessibilidade nos recursos contribui para que a população esteja cada vez mais apta a exercer um direito previsto por lei.
Secom