Defesa de dissertação sobre infrações eleitorais acontece no TRE-GO

Desembargador eleitoral Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior recebe banca de mestrado da UFG

Defesa de Dissertação sobre Infrações Eleitorais acontece no TRE-GO

Na manhã desta sexta-feira (20), o desembargador eleitoral e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, defendeu sua dissertação de Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

O trabalho, intitulado "O crime compensa? Uma análise sobre a prática de infrações eleitorais e o (in)sucesso eleitoral nas eleições em Goiás", foi apresentado no auditório da sede da Corte Eleitoral para uma banca composta pelos professores doutores Robert Bonifácio da Silva (UFG), João Henrique Ribeiro Roriz (UFG) e Leon Victor de Queiroz Barbosa (UFPE).

Defesa dissertação Márcio Moraes

De acordo com o magistrado, o resultado da pesquisa comprovou que o crime eleitoral não compensa. “De forma pioneira no país, foi realizado um estudo estatístico que entabulou o número de condenações sofridas pelos candidatos e o resultado das urnas em Goiás, para verificar se quem mais pratica infrações tem maiores chances de ser eleito. Em outras palavras, quem mais pratica crime tem maior sucesso eleitoral? E foi comprovado que não”, afirmou Márcio Antônio.

Defesa dissertação Márcio Moraes

O professor doutor Robert Bonifácio, orientador do mestrando, comentou a importância da pesquisa, inédita em Goiás: “Márcio, além de produzir uma obra científica de boa qualidade, como um dos produtos dessa pesquisa foi a criação de uma plataforma de dados, que não é meramente uma plataforma de repositório de dados, porque ela também tem um viés analítico, algo que até onde, eu sei, não existe em nenhum dos TREs do Brasil. Então, a pesquisa proporciona crescimento intelectual de um dos membros do TRE de Goiás, mas também contempla toda a comunidade, toda a sociedade goiana com os resultados de sua pesquisa.”

A defesa de mestrado foi prestigiada pela presença de Maria Tereza Bastos, esposa do magistrado, Wandir Allan, conselheiro da OAB-GO e servidores da Justiça Eleitoral.

Confira as fotos.

 

Secom

Acesso rápido