TRE-GO promove palestra sobre a história de Goiânia
Evento cultural, ministrado por Nasr Chaul, atraiu autoridades, acadêmicos, servidores e universitários

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promeveu, na tarde desta quarta-feira (23), a palestra "Goiânia no contexto da História de Goiás", ministrada pelo historiador Nasr Fayad Chaul. O evento, realizado no auditório do TRE-GO, reuniu grande público, entre autoridades, acadêmicos, servidores e universitários, proporcionando uma reflexão sobre o papel de Goiânia na trajetória histórica e cultural do estado.
A iniciativa integra as ações culturais da atual gestão do Tribunal, presidido pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.
Uma capital e seu contexto histórico
Chaul apresentou uma análise aprofundada sobre a importância de Goiânia como parte do projeto político e social de Goiás, destacando que a fundação da cidade, há 91 anos, foi um marco na inserção das regiões sul e sudoeste do estado no projeto nacionalista de Getúlio Vargas. O historiador ressaltou o papel do médico e político Pedro Ludovico Teixeira, que utilizou seu saber técnico para liderar a construção da nova capital, consolidando o movimento modernizador essencial para Goiás.
O evento também contou com a participação do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Guedes Coelho Mendonça, que enriqueceu o debate ao destacar aspectos abordados em seu livro "A invenção de Goiânia: o outro lado da mudança".
Presenças
A conferência foi prestigiada pelo presidente Veiga Braga; pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, Ivo Favaro; pelos desembargadores eleitorais Adenir Teixeira Peres Júnior, Alessandra Gontijo do Amaral, José Mendonça e Roberto Neiva. Estiveram presentes ainda o procurador regional eleitoral Marcello Santiago Wolff; o conselheiro da OAB-GO Wandir Allan; a integrante da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG) Sônia Marize Teixeira; a integrante do Instituto Histórico Geográfico de Goiás, Maria Narcisa de Abreu Cordeiro Pires; e a escritora Fabíola de Freitas.
O auditório também recebeu o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência, servidores e colaboradores, além de estudantes de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), FacUnicamps e Centro Universitário de Goiás.
Assista à íntegra da palestra no canal do TRE-GO no YouTube.
Secom