Presidente Veiga Braga participa do 86º Coptrel
Reunião dos presidentes dos TREs acontece nesta sexta-feira (22)
A 86ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) começou na noite de quinta-feira (21), em João Pessoa (PB). O evento reúne dirigentes e representantes de Tribunal Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país para discutir aspectos técnicos que impactam o funcionamento da Justiça Eleitoral (JE). O TRE-GO está representado pelo presidente da Corte, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.
Nesta sexta-feira (22), acontece a reunião dos presidentes dos Tribunais. Ao final, será divulgada a Carta de João Pessoa, documento que reúne as deliberações do evento para encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além da definição da data e local da próxima edição do Coptrel.
A programação inicial também incluiu a reunião dos diretores gerais, que contou com a presença de Leonardo Sapiência, diretor do TRE-GO. A pauta focou no calendário nacional de capacitações que visa estabelecer uma agenda integrada para treinamentos institucionais, promovendo a padronização na formação dos servidores e otimizando recursos destinados à qualificação.
Outro tema de destaque foi o combate à desinformação, com a análise de medidas como o uso de inteligência artificial para monitorar e responder a informações falsas relacionadas ao processo eleitoral.
As Assessorias de Comunicação da Justiça Eleitoral também se reuniram com o propósito de discutir temas relacionados à sua atuação. O secretário de Comunicação Social do TRE-GO, Brazil Nunes, participou da reunião.
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. É presidido pelo desembargador Silmar Fernandes, que é também presidente do TRE-SP.
Secom