Presidente Veiga Braga apresenta GuaIA no 31º Simpósio de Estudos Jurídicos da UniRV

Evento debate “As Redes Sociais e as Transformações na Ordem Jurídica: Avanços e Recuos”

Presidente Veiga Braga apresenta GuaIA no 31º Simpósio de Estudos Jurídicos da UniRV

Na noite dessa segunda-feira (4), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, ministrou a aula magna da 31º edição do Simpósio de Estudo Jurídicos da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde (Sejur-UniRV). Diante de acadêmicos do Direito, docentes, profissionais da área jurídica e autoridades de Goiás, o desembargador apresentou a inteligência artificial GuaIA, uma das principais inovações de sua gestão.

Desenvolvida em parceria com o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), a ferramenta foi projetada para combater desinformação, fake news e deepfakes, monitorando e analisando publicações na internet que possam ter sido alteradas ou manipuladas. A tecnologia busca garantir a integridade da Justiça Eleitoral e do processo democrático brasileiro.

Ao final da exposição, Veiga Braga reforçou o valor da democracia brasileira e a transparência das eleições: “O processo eleitoral no Brasil é sem manchas, sem vícios, não tem máculas. Por isso, cremos no processo e estamos amadurecidos para o exercício do voto na concretude das eleições. Atuamos de forma a manter o voto como soberano na escolha de nossos representantes que atuam no poder público”.

Simpósio

Presidente Veiga Braga apresenta GuaIA no 31º Simpósio de Estudos Jurídicos da UniRV

A mesa diretiva do evento contou com a presença do presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; do reitor da UniRV, professor doutor Alberto Barella Netto; do atual prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; do prefeito recém-eleito, Wellington Carrijo; do deputado estadual Lucas do Vale; da diretora da Faculdade de Direito, professora doutora Línia Dayana Lopes Machado; do coordenador geral do evento, professor doutor Eduardo Álvares de Oliveira; do presidente da OAB subseção Rio Verde, Alessandro Gil Moraes Ribeiro; e da presidente da Comissão Organizadora do Simpósio, Acsa Goulart.

O diretor-geral da Corte Eleitoral, Leonardo Sapiência, acompanhou o presidente, desembargador Veiga Braga, ao longo da programação.

O 31º Sejur, que tem como tema central “As Redes Sociais e as Transformações na Ordem Jurídica: Avanços e Recuos”, reúne estudantes, professores e profissionais da área jurídica até esta quarta-feira, 6 de novembro, incentivando o debate sobre o impacto das redes sociais na ordem jurídica e ampliando as perspectivas sobre os desafios contemporâneos do Direito.

 

Secom

Acesso rápido