Cegraf-UFG publica livro sobre a primeira fase da Justiça Eleitoral

Obra revisita a história da Justiça Eleitoral em Goiás entre 1932 e 1937

Livro Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás TRE-GO

O Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da Universidade Federal de Goiás (UFG) disponibilizou, na última sexta-feira (1º), a versão digital do livro Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás (1932-1937) em seu Portal de Livros.

Desenvolvida em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade de São Paulo (USP), a obra historiográfica teve sua primeira edição impressa lançada em maio deste ano, durante o encerramento da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, na cidade de Goiás.

Escrito e organizado pelos professores Paolo Ricci (USP) e Jaqueline Porto Zlini (FGV), o livro aborda o desenvolvimento da Justiça Eleitoral desde sua criação até o início do Estado Novo, período ditatorial instaurado por Getúlio Vargas. O exemplar físico faz parte do acervo da Biblioteca Valdo Teixeira (TRE-GO) e de bibliotecas institucionais e públicas em Goiás.

Acesse o livro gratuitamente no Portal de Livros da UFG.

Sinopse

"A compreensão do presente livro resulta do conhecimento crítico do passado, da mesma forma que a construção do futuro exige a superação dos equívocos da atualidade. Não se trata apenas de recolher processos, indumentárias e móveis de época, embora a reconstituição histórica possa compreender essas providências a título de preservação patrimonial, mas de analisar a atuação da jurisdição de forma contextualizada, com uma visão crítica, capaz de identificar os erros e as injustiças decorrentes da atuação arbitrária ou impregnada de preconceitos e parcialidade em benefício de segmentos sociais hegemônicos. O intuito é a revisitação do passado como forma de compreender o processo de formação da sociedade brasileira de que o segmento judiciário é parte integrante e influente. A justiça eleitoral goiana promove a publicação deste repositório de narrativas e reflexões historiográficas centradas nos acontecimentos políticos e eleitorais dos anos 1930, que marcaram a história do estado central, cujo processo colonizador deflagrou-se na segunda década do século XVIII, com duzentos anos de atraso em relação às regiões litorâneas."

 
Secom



Acesso rápido