Carta de João Pessoa marca o encerramento do 86º Coptrel

O Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi encerrado nesta sexta (22) na capital paraibana

Carta do 86º Coptrel

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participou, na última semana, do 86º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado em João Pessoa, na Paraíba. As presidentes e os presidentes de TREs de todo o país se reuniram para discutir temas relativos à Justiça Eleitoral.

As gestoras e gestores apresentaram ao colegiado propostas que visam aperfeiçoar pilares estruturantes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Após deliberar sobre os temas propostos na pauta do encontro, os presidentes assinaram a Carta de João Pessoa, documento que possui os principais marcos da agenda. A carta será encaminhada para apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As magistradas e magistrados discutiram temas como adicional de qualificação (AQ), normatização dos níveis de sigilo no PJe 2º grau, a política do sistema nacional de segurança do poder judiciário, modernização da transmissão de dados para a totalização, entre outros.

A programação também incluiu a reunião dos diretores-gerais, que contou com a presença de Leonardo Sapiência, diretor-geral do TRE-GO, e o painel dos Assessores de Comunicação, que teve a participação do secretário do Regional goiano, Brazil Nunes.

Ao final do evento, as participantes e os participantes homenagearam a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, com uma ‘Carta de Reconhecimento’ pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral e pela eficiente condução do processo eleitoral 2024.

O 86º Coptrel durou dois dias e foi encerrado pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, que agradeceu aos presidentes e servidores pela participação. Em sua fala, a desembargadora destacou o desafio de ser a anfitriã do evento e parabenizou todos os envolvidos.

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais é presidido pelo desembargador Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Próximo encontro

Dentre as deliberações, os integrantes do Coptrel definiram o Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) como sede da próxima reunião. A data escolhida foi de 20 a 22 de março de 2025.

Veja as fotografias do 86º Coptrel.

Confira a Carta de João Pessoa na íntegra.

Secom

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

 

Acesso rápido