Não regularizei minha situação eleitoral. E agora?

Saiba como proceder e quais serviços permanecem disponíveis

CAE GOIÂNIA

Com o fim do prazo para a regularização e alistamento eleitoral na última quarta-feira (8), o cadastro ficará fechado até a apuração do resultado das Eleições 2024. As pessoas maiores de 18 anos que não tiraram o título e aquelas com a inscrição eleitoral cancelada que não regularizaram a situação só poderão acessar esses serviços a partir do dia 5 de novembro.

Para que os eleitores e eleitoras possam exercer os direitos que exigem a quitação eleitoral, é preciso solicitar a emissão de uma certidão circunstanciada. O documento comprova que o requerente não pôde ser atendido em virtude de a legislação eleitoral estabelecer o fechamento do cadastro nos 150 dias que antecedem o primeiro turno das Eleições.

Essa certidão, no entanto, não habilita a pessoa para o voto.

Para obter o documento, é preciso comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identificação. A certidão só é válida até a reabertura do cadastro, em novembro.

 

Dúvidas frequentes

 

Não fiz a biometria. Como saber se meu título está regular?

Consulte sua situação eleitoral no site do TRE-GO, no autoatendimento eleitoral.

Títulos “regulares”, com ou sem biometria coletada, poderão votar normalmente, assim como títulos “regulares sem quitação” (com multa em aberto).

Não consegui transferir meu domicílio eleitoral, e agora?

Se não conseguiu transferir o domicílio eleitoral deverá justificar ausência no dia da votação ou votar na cidade de origem.

Quais os serviços que posso acessar pelo site?

O eleitor ou eleitora pode acessar diferentes serviços por meio do atendimento online, do TRE-GO, como emissão de certidões, formulário de inscrição para mesários e consulta à situação eleitoral e local de votação.

Podem ser emitidas ou validadas certidões de quitação eleitoral, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e composição partidária. É necessário preencher todos os campos do formulário disponível. Os dados informados devem coincidir com o cadastro eleitoral.

Para emitir certidões, clique aqui.


Consigo pagar multas neste período?

O pagamento de multas pode ser feito a qualquer momento, inclusive por pix, sem necessidade de agendamento, pelo site do TRE ou pelo aplicativo e-Título. Clique aqui e consulte eventuais débitos eleitorais.


Mesário voluntário

As pessoas que tenham interesse em trabalhar na função de mesário nas eleições podem se inscrever  pelo site. O mesário exerce um papel essencial para a realização das eleições, além de seu trabalho proporcionar benefícios.

e-Título

O aplicativo e-Título é uma solução prática para os eleitores e eleitoras, pois concentra vários serviços em um único aplicativo. Além da versão digital do título de eleitor, o aplicativo oferece consulta ao local de votação e aos débitos eleitorais, emissão de guias de pagamento, formulário de inscrição para mesário, entre outros.

Está disponível nas lojas do Google Play e Apple Store. Baixe agora em seu celular!

 

Em caso de dúvidas, ligue no 148 ou mande mensagem via WhatsApp no número 62 3920-4009.

 

Com informações do TRE-PE e TRE-SP,

Secom/TRE-GO

Acesso rápido