Jovens eleitos pelo Programa Eleitor do Futuro são diplomados em sessão solene
Parlamentares mirins atuarão na Câmara Municipal de Goiânia
O Plenário Desembargador Geraldo Salvador de Moura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) recebeu, na tarde desta segunda-feira (27), os vereadores e vereadoras mirins eleitos pelo programa “Parlamento Jovem” da Câmara Municipal de Goiânia, em parceria com o projeto “Eleitor do Futuro”, da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO), para cerimônia de diplomação.
O diretor da EJE/GO, juiz Adenir Peres Júnior, deu boas-vindas aos diplomandos e seus familiares, e exaltou a importância da adesão e participação de alunos e escolas em iniciativas que estimulem o exercício da cidadania. “Ouso dizer que o programa Eleitor do Futuro é um sucesso do Tribunal Regional Eleitoral, através da Escola Judiciária Eleitoral, porquanto tem alcançado as crianças e adolescentes da rede pública e privada, no ensino municipal de Goiânia, entregando noções e conscientização acerca do processo eleitoral, acompanhadas de um ou de mais importantes instrumentos pedagógicos, que é o desenvolvimento discente na realização prática daquilo que é o aprendizado”, afirmou.
A coordenadora do programa na Câmara, a vereadora Kátia Maria, reafirmou a relevância do projeto para o fortalecimento da democracia brasileira ao oferecer aos jovens a oportunidade de integrar o processo eleitoral. “Quando se monta a urna, quando ele [adolescente] tem a oportunidade de ir a cabine, digitar o número e apertar o confirma, [...] há um sentimento de cidadania”, explicou a vereadora.
Os vereadores e vereadoras empossados foram: Nívea Saraiva, João Victor de Souza, Laryssa Cândida, Augusto Hillesheim, Raissa Silva, Caio Ramos, Giulia Eberhardt, Lucas Borges, Vitória Cardoso, Davi Arantes, Anny Lima, Fernando Ritchy, Thainá Botelho, Pedro Henrique Cardoso, Anna Vitória Macedo, Lucas Gabriel Gonçalves, Anna Karollina Alencar, Márcio Carvalho, Jordana Moreira, Maria Clara Moreira, Antônio Gabriel Silva, Lia Lousi Nascimento, Sallathiel Freitas, Kauanny Carvalho, Lucas Gabriel Marques, Alinne Vitória Oliveira, Antônio Pedro Ramalho, Joyce Silva, Rafael da Costa, Nicolas Carvalho, Laura Custódio, Jihad Araújo, Isadora Nojimoto, Alexsander Barbosa.
Os eleitos atuarão com o apoio e orientação de um vereador titular, de acordo com o programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal.
Ao final da solenidade, o presidente desta Corte, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, prestou reconhecimento a todos os presentes e aos projetos envolvidos que, por meio das atividades prestadas, cumprem o objetivo de levar o Tribunal e a Justiça Eleitoral a toda a sociedade. “Se são eleitores do futuro, quem vota tem direito de ser votado, e se projetamos para o futuro o direito do voto dessas crianças e adolescentes, quero reconhecer neles o direito a serem eleitos”, afirmou o desembargador.
Além da cerimônia, os estudantes puderam conhecer as instalações do Centro de Memória do TRE-GO como parte da programação. A visita guiada é uma iniciativa em parceria da Escola Judiciária com a Comissão de Gestão de Memória e Cultura do Tribunal.
Escolas participantes desta edição
Colégio Metatech
Escola Canadense – Maple Bear
Escola Municipal Bárbara de Souza Morais
Escola Municipal João Braz
Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista
Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira
Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado
Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira
Confira as fotos da diplomação.
Secom/TRE-GO