IV Semana de Conscientização Ambiental acontece de 3 a 5 de junho
Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 visa alertar sobre a restauração das terras, desertificação e resiliência à seca
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promove, entre os dias 3 e 5 de junho a IV Semana de Conscientização do Meio Ambiente, com o tema “Acelerar a restauração da terra, à resiliência à seca e o progresso da desertificação”. O evento é organizado pela Assessoria de Atendimento, Sustentabilidade e Suporte às Zonas (ATEND) e busca promover a sustentabilidade consciente por meio de uma programação completa, que inclui palestras, debates e oficinas.
A celebração é realizada sempre na primeira semana do mês de junho e tem por objetivo conscientizar acerca da preservação ambiental e fomentar a discussão sobre o assunto, com uma programação diversificada ao longo dos três dias de encontro.
O intuito da Semana é debater a crise planetária vivida atualmente, com foco nas maneiras de enfrentá-la, e também informar aos participantes formas de aplicar a sustentabilidade na rotina individual.
História
No ano de 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano foi responsável pela criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, como também pela fundação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Este é o órgão de maior autoridade global sobre os assuntos de cunho ambiental, encarregado da determinação da agenda sustentável e da implementação do desenvolvimento verde.
Anualmente, o Pnuma elege um tema e um país para receber o evento. Dessa maneira, o mundo pode ficar por dentro de como cada nação está cuidando dos assuntos relacionados à sustentabilidade.
Este ano, o país escolhido foi o Reino da Arábia Saudita, que sediará a celebração usando do slogan, “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração” para alertar a população sobre a importância de proteger e revitalizar os ecossistemas de forma mais acelerada e impositiva.
Nas últimas cinco décadas, a data se destacou e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental.
Programação
Para ampliar a conscientização acerca da sustentabilidade, o TRE-GO conta com uma programação diversificada para sensibilizar e, consequentemente, aumentar a participação do número de colaboradores em práticas voltadas para o assunto ambiental, dentro e fora do Tribunal.
A abertura do evento acontecerá no dia 3 de junho, a partir das 14h. A palestra do primeiro dia será ministrada pelo doutor em Ciências Ambientais André Baleeiro, com o tema “O ciclo da matéria orgânica é o ciclo da vida”. Para incentivar os demais participantes, o servidor Ricardo César relatará sua experiência, envolvendo uma ação de plantio no Bosque dos Buritis, que aconteceu em 2018. A apresentação musical ficará a cargo do servidor Luís Cláudio Fernandes.
No segundo dia, 4 de junho, haverá uma feira de orgânicos a partir das 13h30, aberta ao público. A programação segue com a exibição do filme “Solo Fértil”, uma sessão do Cine Pipoca. Logo após, haverá o debate “Solo do dia-a-dia e Sustentabilidade” com a mediação dos servidores Keila Furtado e Weslley Napoli.
O encerramento do encontro, no dia 5 de junho, contará com a oficina “Horta orgânica doméstica: como cultivar alimentos orgânicos na cidade e em pequenos espaços”, com a presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica de Goiás, Myllena Camargo, e do produtor de alimentos orgânicos, Thainan Menezes.
A IV Semana da Conscientização Ambiental será sediada no TRE-GO e será transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube.
Secom/TRE-GO