Inaugurado o Gabinete de Segurança Institucional da Justiça Eleitoral goiana
Unidade é composta por integrantes do Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO)
O presidente Luiz Cláudio Veiga Braga inaugurou, na tarde desta segunda-feira (20), o Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). O novo gabinete é composto por integrantes do Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e se localiza próximo às dependências da Presidência, no 3º andar da sede da Corte Eleitoral.
A Segurança Institucional do Regional goiano é comandada pelo chefe do Gabinete Militar do Poder Judiciário, tenente-coronel Rodrigo Barbosa, e composta pelo subchefe do Gabinete Militar do TJGO, major Antônio, pelo sargento Oliveira Júnior e pela cabo Juliana. Além disso, dois agentes estarão a serviço em uma viatura, sargento Batista e sargento Marielly. Os policiais disponibilizarão seus contatos para que todos os juízes e servidores do Tribunal possam contactá-los quando necessário.
Na cerimônia de inauguração, o desembargador rememorou seu discurso de posse, no qual citou a criação do Gabinete de Segurança Institucional como uma das medidas previstas em seu biênio. “O meu discurso, já surrado, dizia que eu não faria promessa, eu anteciparia a prestação de contas. Estou aqui entregando a prestação de contas que eu fiz naquela ocasião, da constituição, instituição e implantação do Gabinete de Segurança Institucional”, frisou. Ademais, Veiga Braga agradeceu à Presidência do TJGO por viabilizar o Termo de Cooperação com o Gabinete Militar do Poder Judiciário e possibilitar a implementação da Segurança Institucional na Corte Eleitoral.
Ao final, o presidente manifestou suas expectativas quanto aos avanços a serem conquistados pela Justiça Eleitoral: “É isso que eu quero, um tribunal que tem essa grandiosidade (...), mas isso não é a luta de um homem só. Isso é a luta da coletividade, magistrados, servidores, colaboradores, aqueles que professam o entendimento de que a Justiça Eleitoral deve ser consagradora e se permitir ser sagradora (...) e tenho certeza que o resultado será altamente positivo”.
O presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE-GO, juiz Adenir Teixeira Júnior, se pronunciou quanto à necessidade de aprimorar a segurança do tribunal, especialmente após os ataques à Justiça Eleitoral, nos últimos anos. “É um sonho para nós, (juízes) membros do TRE e para os servidores também, que passou por inúmeros ataques (...) nós ouvíamos das zonas eleitorais, lá do interior, naqueles momentos onde o ataque foi mais ferrenho, sobre servidores com medo de saírem de casa e irem até a sede da Justiça Eleitoral. Então, de fato, essa instalação de hoje marca a gestão de Vossa Excelência”, declarou o magistrado.
A instituição do gabinete segue o disposto no artigo 5º da Resolução CNJ nº 383/2021, que determina que as unidades de inteligência do Poder Judiciário devem estabelecer ligações interinstitucionais, atuando cooperativamente com órgãos, agências e unidades de inteligência.
Presenças
Participaram também da inauguração os juízes Márcio António Moraes Júnior, Ana Cláudia Veloso Magalhães, Alessandra Gontijo do Amaral, Carlos Augusto Tôrres Nobre, José Mendonça Carvalho Neto e Rodrigo de Melo Brustolin; o diretor-geral Leonardo Sapiência Santos e os secretários do Tribunal.
Secom/ TRE-GO