TRE-GO promove IV Semana da Conscientização Ambiental

Preservação ambiental é um dos pilares da Justiça Eleitoral

IV Semana da Conscientização Ambiental - capa

De 3 a 5 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por meio da Assessoria de Atendimento, Sustentabilidade e Suporte às Zonas (Atend), promoveu a 4ª edição da Semana da Conscientização Ambiental.  Com palestras, debates e oficina, o evento buscou promover a sustentabilidade consciente para servidores e colaboradores do Tribunal.

Para o assessor de Sustentabilidade, Weslley Napoli, a realização do evento transcende a missão institucional do TRE: “A Semana de Conscientização Ambiental visa trazer essa reflexão para dentro do Tribunal tanto pela nossa missão institucional, que é regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça, mas também para que possamos impulsionar outros projetos, outras ações da sociedade em relação ao meio ambiente, já que nós, seres humanos, adquirimos hábitos que trouxeram efeitos muito negativos e devastadores, mas ainda temos tempo de reconstituir, recuperar tudo isso e garantir para as pessoas, as gerações futuras, um planeta em que eles possam viver bem”.

IMG_9976

A programação do evento ocorreu na Sede do Tribunal e abordou os meios de aceleração da restauração do solo, a resiliência à seca e o avanço do fenômeno da desertificação, por meio de palestra ministrada pelo doutor em Ciências Ambientais, André Baleeiro, debate com a produtora de alimentos orgânicos, Luciana de Castro, e oficina com a presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica de Goiás, Myllena Camargo, e com o produtor Thainan Menezes.

1/ Galeria de imagens

O Tribunal conta com um Plano de Logística Sustentável (PLS) para melhor gestão socioambiental. Alinhado às boas práticas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda 2030, o PLS 2021-2026 traz 19 eixos temáticos e ações ainda em desenvolvimento para o ano de 2024.

O Plano está pautado nos eixos ambiental, econômico, social e cultural. Para o exercício 2021-2026, indicadores e metas específicas monitoram as ações que visam reduzir o consumo de papel, impressões, copos descartáveis de plástico, água mineral envasada, energia elétrica, água e despesas com combustível.

O PLS ainda visa ampliar a adoção de critérios de sustentabilidade, capacitar e sensibilizar o maior número de colaboradores na temática da responsabilidade socioambiental, aumentar a participação de colaboradores em práticas de qualidade de vida no trabalho e ampliar a gestão adequada dos resíduos sólidos do Tribunal.

Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade é uma das ações previstas no Planejamento Estratégico do TRE-GO.

Confira mais fotos da oficina e dos outros dias do evento aqui!

 

Secom/TRE-GO

Acesso rápido