TRE-GO representará o Poder Judiciário na transferência da capital

Sede do Tribunal será temporariamente instalada no Cartório da 12ª Zona Eleitoral, na cidade de Goiás

Centro de Memória do TRE-GO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, assinou, no último dia 10 de julho, portaria que determina a instalação da sede da Corte Eleitoral na cidade de Goiás no período de 22 a 23 de julho deste ano, em razão dos eventos relativos à transferência da Capital.

Na terça-feira (23), às 9h, o desembargador Veiga Braga, juntamente com a juíza eleitoral Erika Cavalcante, receberá o governador Ronaldo Caiado na sede da Justiça Eleitoral goiana, temporariamente estabelecida no cartório da 12ª Zona Eleitoral.

O tradicional ato simbólico de transferência dos Três Poderes do estado para a cidade de Goiás ocorrerá em celebração aos 296 anos da antiga Vila Boa e contará com visitas do chefe do Executivo estadual e sua equipe aos órgãos públicos da cidade.

Ordem do Mérito Anhanguera

O presidente Veiga Braga será agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, no grau Grã-Cruz, em solenidade realizada na Praça do Chafariz, às 18h do dia 23.

A mais alta condecoração conferida pelo Executivo, a Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto nº 479, de 24 de junho de 1975. Sua finalidade é agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás.

A honraria é dividida nos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial e Comendador.

História

Em 20 de agosto de 1932, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás foi inaugurado na cidade de Goiás, onde permaneceu por cinco anos. Após a criação do município de Goiânia, a Justiça Eleitoral e demais entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram transferidas para a nova capital. Seu edifício-sede foi inaugurado no dia 14 de junho de 1937, na Praça Cívica.

A transferência dos Poderes para a cidade de Goiás é realizada desde 1983, por ocasião do aniversário da cidade, comemorado nesta terça-feira, 25 de julho, e da Padroeira de Goiás, Nossa Senhora de Sant'Anna, no dia 26. A transferência simbólica da capital foi instituída pela Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983.

Durante dois dias, a cidade assiste à instalação do Governo. Na ocasião, o governo estadual assina atos pertinentes à administração, bem como homenageia personalidades de destaque nos contextos social, político e econômico de Goiás. A capital do Estado é transferida, também, simbolicamente, para outras duas cidades goianas: Santa Cruz de Goiás e Rio Verde, por imposição das Leis nº 20.376, de 14 de dezembro de 2018, e nº 24.425, de 18 de março de 2019.

 
Secom

Acesso rápido