TRE-GO avalia a criação de nova zona eleitoral em Goiânia
Medida teria como objetivo melhorar a eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços oferecidos à população
Foi publicada, nesta quinta-feira (18), portaria que institui Grupo de Trabalho (GT) para a condução de estudos relativos à criação de nova zona eleitoral (ZE) em Goiânia.
A iniciativa, prevista no Plano de Gestão 2024-2026, já havia sido anunciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, em seu discurso de posse.
Conforme explicitado no Plano, a medida teria como objetivo melhorar a eficiência, acessibilidade e qualidade dos serviços oferecidos à população, aliviando a sobrecarga das zonas eleitorais existentes.
A criação de uma nova zona eleitoral exige o exame de alguns requisitos previstos na Resolução TSE nº 23.422/2014. Especificamente, para formação de mais uma ZE, todas as zonas do município devem permanecer com, no mínimo, cem mil eleitores. Estatísticas evidenciam que o crescimento do eleitorado goiano está acima da média nacional, o que indica a eventual necessidade de ampliação da capacidade de atendimento.
Após criteriosa análise, o GT apresentará proposta sobre a criação da zona eleitoral, que deverá ser submetida ao exame do Tribunal Pleno, em sessão administrativa, após a manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral.
Consulte a íntegra da Portaria DG nº 133/2024.
Secom