Adenir Peres Júnior participa do XXI Encontro Nacional do Codeje

Evento reuniu ministros do TSE, do STF e integrantes das EJEs dos 27 TREs

Adenir Peres Júnior participa do XXI Encontro Nacional do Codeje

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE-GO), desembargador eleitoral Adenir Teixeira Peres Júnior, participou da 21ª edição do Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), que teve início nesta quinta-feira (4), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Além dos dirigentes das Escolas Eleitorais de todos os estados da Federação, o encontro reuniu ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) para debater o papel das EJEs e o enfrentamento à desinformação nas Eleições Municipais 2024.

Fotografia do palco de um auditório em que um homem aparece falando em um púlpito, acompanhado d...

A abertura foi realizada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Bengtsson, e pelo presidente do Codeje, desembargador Jorge Dall’Agnol, ao lado de demais membros da Corte Eleitoral paranaense.

Na ocasião, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, salientou que as capacitações voltadas aos que participam do processo eleitoral garantem uma eleição “segura, transparente e correta de acordo com a legislação”. O ministro da Corte Superior Eleitoral, Floriano Marques, destacou que a Justiça Eleitoral é uma justiça de contingência, com uma burocracia estável e de alta qualidade.

Representando o STF e a EJE-TSE, o ministro Cristiano Zanin apontou a desinformação e as deep fakes, entre outros temas de destaque para as Eleições de 2024, como obstáculos que exigem preparação para a atuação: “precisamos, mais do que nunca, estar preparados”.

Reuniões com coordenadores

Pela manhã, as coordenadoras e os coordenadores das EJEs participaram de uma reunião que teve como pautas principais a apresentação de resultados da avaliação diagnóstica, a discussão sobre o cenário atual das Escolas e o compartilhamento de boas práticas.

Ainda foram apresentadas a criação do Capacita, as estratégias para o cumprimento das demandas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os assuntos que compõem a Carta Codeje, que resultou na Carta dos Coordenadores.

Primeiro dia

A aula inaugural, ministrada pelo ministro Floriano de Azevedo, discutiu os principais desafios para as Eleições de 2024. Na ocasião, ele aproveitou para apresentar o trabalho do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). Em seguida, três painéis temáticos discutiram a desinformação e o abuso dos meios de comunicação, a fraude e as cotas de gênero, e a inclusão e a diversidade nas eleições. Os painéis foram conduzidos pelo promotor de Justiça Rodrigo López Zílio, pela ministra do TSE Edilene Lobo e pela ministra substituta do TSE Vera Lúcia Santana Araújo.

As demais palestras tiveram como temática a inteligência artificial, deep fakes e novas tecnologias, e o papel das EJEs na defesa da Justiça Eleitoral, ministradas pelo professor doutor Fernando Neisser e pelo desembargador Luiz Fernando Keppen, respectivamente. A palestra que encerrou o primeiro dia, apresentada pelo ministro Cristiano Zanin, discutiu os objetivos institucionais da EJE-TSE para a gestão 2024-2026.

Reunião com assessores

Fotografia de várias pessoas, entre homens e mulheres, posando sorrindo em uma sala com paredes ...

Como parte da programação do Codeje, o Secretário de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Brazil Nunes, se reuniu com demais assessores e assessoras de comunicação da Justiça Eleitoral para tratar de temas como a criação de uma política nacional de comunicação, gerenciamento de crise, calendário de campanhas, impulsionamento de conteúdo, material gráfico da eleição, desinformação e divulgação conjunta de questões de impacto nacional.

 

Secom

Com informações do TRE-PR

Acesso rápido