TRE-MT sedia 53º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil
Programação contempla os dias 24, 25 e 26 de janeiro
Teve início, na tarde dessa quarta-feira (24), a 53ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). O evento é realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Nos dias 24 e 25, a programação é dedicada a reuniões técnicas internas e na sexta-feira (26), ocorrem as deliberações das corregedoras e corregedores eleitorais.
A abertura contou com as presenças do corregedor e presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, desembargador Fernando Wolff Bodziak, da vice-presidente e corregedora do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, entre outras autoridades, além de representantes das Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o Brasil e servidores dos TREs.
A vice-presidente e corregedora desta Corte, desembargadora Amélia Martins de Araújo foi representada pelas servidoras Alba Helena Martins (SICPD), Ana Cláudia da Mota (Cojur) e Melissa Vieira (AGVPCRE), além do assessor de comunicação Brazil Nunes.
O presidente do Colégio e corregedor, desembargador Fernando Wolff Bodziak, ressaltou que o encontro é fundamental na busca pela excelência na prestação dos serviços eleitorais. “É uma imensa satisfação declarar aberto mais um evento, quero fazer um agradecimento a todas e todos, pelo modo de atuação comprometido no dia a dia. Este encontro promove o compartilhamento de ideias e momentos de congraçamento e integração entre as equipes, fatores que agregam e fortalecem o Colégio de Corregedores e toda a Justiça Eleitoral. Nosso objetivo é aprimorar os serviços prestados às eleitoras e eleitores. Que possamos encerrar este evento maiores e melhores do que iniciamos”.
Programação
A programação teve continuidade com a palestra “Liderança e Gestão de Pessoas em Cartórios Eleitorais”, ministrada pela secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thayanne Fonseca Pirangi Soares. Em seguida, ocorreu a palestra “Biometria e integração com os institutos de identificação”, conduzida pelo assessor-chefe da Assessoria de Gestão de Identificação do TSE, Iuri Camargo Kisovec. Por fim, o tema “Os desafios do cumprimento de sentença nas Zonas Eleitorais do TRE-AP” foi ministrado pelo assessor da Corregedoria do Tribunal do Amapá (TRE-AP), Heverton Fernandes.
No segundo dia, A segregação das bases do 1º grau de jurisdição, integração entre sistemas e Eleições Municipais 2024 foram os aspectos debatidos na palestra “Novidades do PJe da Justiça Eleitoral”, ministrada pela assessora-chefe da Assessoria do Processo Judicial Eletrônico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Renata Martinez Talim Dias.
Nesta sexta-feira (26), último dia do encontro, o uso de inteligência artificial e de outras ferramentas digitais foi o principal tema abordado pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, que ministrou a palestra “Transformação Digital e o Futuro do Atendimento ao Eleitor”. Ele ressaltou que toda vez que uma nova tecnologia surge, é preciso refletir sobre como utilizá-la, visando o bem do principal público-alvo, que são os eleitores e eleitoras, com melhoria e a maior eficiência dos serviços prestados.
Além das palestras e painéis, o 53º CCORELB conta com uma exposição digital histórica no hall de entrada do Centro de Eventos, com acervo fotográfico de todas as edições do evento, além das atas e cartas. A maioria das fotos foram gentilmente cedidas pelo diretor-geral do TRE de Pernambuco, Orson Santiago Lemos.
Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso,
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social