TRE-GO recebe representantes do Fórum de Defesa da Democracia

Comissão trouxe nota pública em defesa do Estado Democrático de Direito

Membros do  Fórum de Defesa da Democracia

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Itaney Francisco Campos, juntamente com a vice-presidente e corregedora, desembargadora Amélia Martins de Araújo, receberam, na tarde desta segunda-feira (8), representantes do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, que trouxeram uma nota pública em defesa do Estado Democrático de Direito ante os atos antidemocráticos que aconteceram na Capital Federal em 8 de janeiro de 2023.

A comissão do Fórum foi apresentada pelo presidente do Instituto Cultural Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe), Nilson Jaime, que destacou a conduta do TRE-GO frente aos ataques recebidos: “O Fórum de Defesa da Democracia, que congrega mais de 40 instituições, traz aqui um manifesto ao TRE-GO, até como forma de agradecer o posicionamento corajoso que o Tribunal e seu presidente tiveram, juntamente com os Tribunais Superiores, mostrando que deve prevalecer a Constituição brasileira, devem prevalecer as leis eleitorais e a democracia”.

O documento entregue afirma que “a Justiça Eleitoral se fortalece como instrumento legítimo do aparelho judiciário nacional, responsável pela garantia da defesa da democracia”.

Os representantes presentes expressaram solidariedade à Justiça Eleitoral diante dos ataques sofridos e enfatizaram a importância da união das forças democráticas.

A desembargadora Amélia Martins de Araújo ressaltou, durante o encontro, a missão do TRE-GO: “A nossa função é garantir a lisura das eleições, a sua imparcialidade, e que sejam realizadas dentro das regras estabelecidas pela legislação.”

“Hoje é uma data importante para a nossa história, porque é uma data para reflexão”, declarou o presidente Itaney Campos, sublinhando que “a situação foi extremamente melindrosa, preocupante, periculosa, que deve servir sempre de alerta para a democracia”.

Ao final da reunião, o presidente leu para os presentes a íntegra da Nota da Presidência sobre os eventos de 8 de janeiro de 2023, publicada nesta data no portal do TRE-GO.

 

Projeto Goiás + 300

Projeto Goiás +300

 

Durante o encontro, Nilson Gomes apresentou o Projeto Goiás +300 – Reflexão e Ressignificação, capitaneado pelo Instituto Cultural Bernardo Élis para os Povos do Cerrado, pelo Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHGG) e pela Sociedade Goiana de História e Agricultura (SGHA).

“O objetivo é trazer todas essas questões que foram levantadas hoje aqui, da democracia, da cultura, da historiografia, de repensar essa história de Goiás, que não se limita ao 300, por isso o mais 300. São três mil anos de história conhecida até o momento, a partir dos povos originários. Serão 18 livros, 450 autores de todo o Brasil, com colaboração da USP, da UFU, da UFRJ, do Instituto Histórico Geográfico do Brasil, do Museu do Ipiranga, enfim, mais de 20 instituições culturais’, explicou o presidente do Icebe.

 

Participação

 

Os membros do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania que participaram do evento foram: a professora Lucia Rincón, do Centro Popular da Mulher em Goiás e União Brasileira de Mulheres (UBM); o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), Fernando César; o presidente da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), Ranilson Ferreira Paiva Júnior; os representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), Ramalha Santos e Ivan Queiroz; o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), Flávio Silva; o deputado estadual (PT), Mauro Rubem; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Pedro Wilson; e o presidente da Associação de Egressos e Egressas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eliomar Pires Martins.

Estiveram presentes ainda integrantes do TRE-GO: Pedro Azzi, diretor-geral em exercício; Leonardo Sapiência, secretário judiciário; e os servidores Ilana Ayres, Natália Drummond e Weliton Silva.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Acesso rápido