Dia da Visibilidade Trans: uso do nome social no título de eleitor promove a inclusão e cidadania
Em Goiás, 1.109 pessoas utilizam o nome social no documento de identificação do eleitor
Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Em alusão à data, movimentos sociais e órgãos públicos realizam eventos para debater a visibilidade trans e o combate à violência contra esse segmento populacional que, dentro das identidades LGBT, é o que carrega maior estigma e preconceito, resultando em maior violência e discriminação.
A Justiça Eleitoral destaca a implantação, nas últimas eleições, da identificação de travestis e transexuais pelo seu nome social. Em Goiás, 1.109 votaram com o nome social registrado no cartório eleitoral. Só na capital, Goiânia, foram 266.
Como incluir nome social no título
É possível solicitar a inclusão a qualquer momento desde que o pedido seja feito antes do fechamento do cadastro eleitoral que ocorre 150 dias antes de cada eleitoral.
Para fazer o requerimento, acesse a aba Autoatendimento do Eleitor, na página principal do Portal do TSE, e clicar em “Inclua seu nome social”. Depois disso, basta preencher os campos com as informações e os documentos necessários. Concluída a solicitação, é aguardar a análise da Justiça Eleitoral.
É importante esclarecer que a apresentação de documento anterior em que conste o nome social é opcional, uma vez que a autodeclaração do eleitor ou eleitora é suficiente para dar andamento ao processo.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social