TRE-GO sedia o I Encontro da Mulher na Política
Como parte da Campanha Agosto Lilás, evento debateu a violência política de gênero
O I Encontro da Mulher na Política teve início na manhã desta quarta-feira (28), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). O evento, fruto da parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral (EJE/GO) e a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), reuniu mulheres de todo o estado para debater a violência política de gênero e as normas das Eleições Municipais 2024.
A programação da 1ª edição do Encontro foi aberta pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Corte Eleitoral. Em seu pronunciamento, o desembargador mencionou que, há dez anos, quando o Conselho Nacional de Justiça determinou aos tribunais que implantassem a Coordenadoria da Mulher Vítima de Violência de Gênero, ele a presidiu no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). “Por isso, o meu discurso não tem candura, não tem poesia, porque ele é cru, ele é realístico, ele é da evidenciação do que acontece na nossa sociedade e a imprensa divulga, circula diariamente. Este encontro tem relevância porque é para abrigamento das mulheres numa discussão de não violência de gênero e numa discussão em processo eleitoral em que a mulher, nesta quadra, neste tema e neste momento, também está sendo vitimada. Então, este é um processo de conscientização. Necessitamos da lei, necessitamos da norma, mas, acima de tudo, e com melhor eficácia, necessitamos da conscientização de todas e de todos”, afirmou.
A presidente da Procuradoria Especial da Mulher, deputada estadual Bia de Lima, discursou sobre a importância da união para o combate à violência de gênero e a ocupação das mulheres nos espaços de poder. “A nossa tarefa é de empoderar as mulheres, é de garantir o desafio de não se calar, não se oprimir, não se envergonhar, não se intimidar. Esse é o desafio. E, portanto, a tarefa que hoje é de instrumentalizar e garantir as funções, para que todas sejam vitoriosas. Conte conosco, que em todas as oportunidades estejamos juntas, porque somente juntas nos fortaleceremos”, frisou.
Palestras
A palestra magna “Novidades Normativas para as Eleições 2024” foi proferida pelas desembargadoras eleitorais Ana Cláudia Veloso Magalhães, atual vice-diretora da EJE/GO, e Alessandra Gontijo do Amaral.
Na sequência, as advogadas eleitoralistas Nara Bueno e Anna Raquel Gomes apresentaram o painel “Violência Política de Gênero e Desinformação”, mediado pela advogada e coordenadora da Procuradoria da Mulher, Gláucia Maria Teodoro Reis.
Ao final, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Ivana Farina, e a advogada eleitoralista Thais Moraes debateram o tema “Julgamento sob Perspectiva de Gênero nas Eleições”.
Assista à íntegra do evento no YouTube do TRE-GO.
Agosto Lilás
O evento faz parte da Campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, em homenagem à Lei Maria da Penha. A ação tem por objetivo dar visibilidade ao tema e ampliar a divulgação sobre os direitos das mulheres em situação de violência, fortalecendo a rede de proteção e visando à diminuição deste crime.
Presenças
O I Encontro da Mulher na Política contou com a presença de diversas autoridades e representantes. Estiveram presentes a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a juíza Mariana Queiroz; a prefeita de Matrinchã, Ivania Fernandes; e a assessora de planejamento da Prefeitura de Matrinchã, Elìna Borges.
Também marcaram presença Aline Porfírio, representando a candidata à Prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi; e Janete Martins, representando a deputada federal Flávia Morais. Completaram a lista de presenças a ouvidora da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, Poliana Fleury; o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Salgado de Oliveira, Marcos José de Oliveira; e a diretora de projetos da Alego, Cristina Lopes.
Confira mais fotos do evento.
Secom