III Sarau Cultural celebra os 92 anos da Justiça Eleitoral goiana
Edição contou com múltiplas manifestações artísticas
O jardim do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) foi palco de celebração à arte, à literatura e à memória na tarde desta sexta-feira (23). Sob o olhar atento de magistrados, autoridades, intelectuais e servidores do Judiciário, o III Sarau Cultural de Literatura, Música e Arte apresentou rica programação em comemoração ao 92º aniversário da instalação da Justiça Eleitoral no estado.
O evento, que integra o calendário de memória do Tribunal, enaltece a riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da Corte Eleitoral e promove o acesso a diversas manifestações artísticas.
A edição de 2024 contou com declamação de poesias, lançamento de obras literárias, exposição de arte, apresentações musicais, com a participação efetiva de importantes instituições culturais do nosso estado, como a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Academia Goiana de Letras (AGL), a Academia Feminina de Letras e Artes (AFLAG), a Academia Goianiense de Letras (AGnL), o Instituto Histórico e Geográfico (IHGG) e a União Brasileira de Escritores (UBE).
Abertura do evento
Ao abrir o Sarau, o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que ocupa a Cadeira de nº 19 da Academia Goianiense de Letras, assegurou que este não será um evento isolado em sua gestão, e que o Tribunal abrirá seus espaços para outras festividades de promoção à arte. “Sabemos, e o sabemos bem, que a atividade precípua da Justiça Eleitoral é o exercício da jurisdição especializada, mas nada nos impede; pelo contrário, há uma convocação para que a atividade de julgar, a atividade de entregar a cada um o que é seu, se faça de mãos entrelaçadas com expressões culturais, se faça com as manifestações dos vários segmentos da intelectualidade”, declarou.
Na sequência, o presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO, desembargador eleitoral Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, manifestou sua satisfação em promover o evento de fomento à cultura goiana pela terceira vez consecutiva.
Na oportunidade, o desembargador eleitoral também apresentou o livro recentemente lançado pelo TRE: A História da Justiça Eleitoral em Goiás – 1932-1937, organizado por professores da USP e FGV. A obra contou com a participação de acadêmicos da AGL, IHGG e Universidade Federal de Goiás.
Declamação de poesias
A presidente da AFLAG, Elizabeth Abreu Caldeira Brito, relatou a história da entidade aos convidados. Em seguida, suas confrades Alba Dayrell e Rosy Cardoso declamaram emocionantes poemas.
Também realizaram tocantes declamações os acadêmicos da AGL, Miguel Jorge e Ademir Riberio Hamu, e os da AGnL, Giovani Ribeiro Alves e Marislei Espíndola Brasileiro.
Lançamentos literários
Durante o encontro, foi anunciado o lançamento do livro “Tribunal da Relação de Goyaz (1874-2024)”, de autoria de Ibsen Noronha e organização do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga.
Ibsen Noronha é regente da cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
O III Sarau Cultural também marcou o lançamento da obra do escritor e poeta Gabriel Nascente, “O Cálice de Orfeu”, a quem foi dedicado espaço exclusivo no jardim para autógrafos.
O jornalista e poeta, detentor de inúmeros prêmios, foi prestigiado pela presença do filólogo Ricardo Cavaliere, ocupante da Cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras. De acordo com o imortal, “é um privilégio ser um leitor do Gabriel Nascente, porque ele é um poeta que sabe expressar o espírito da sua terra. Um poeta que traz em si, nas suas veias, o aprendizado, a tradição e a cultura que Goiás deixou ali, em legado, da sua própria complexão como ser humano e como poeta.”
Apresentações musicais
Ao adentrarem o jardim do Tribunal, os convidados foram recebidos com belas canções do coral feminino Estação Vocal.
Após as declamações de poesias, a Orquestra de Violeiros de Goiás trouxe ao palco a autêntica música do sertão, preservando as tradições de nossas raízes.
Maëva e Otávio, servidores da Secom, encantaram os presentes com uma linda apresentação musical de voz e violão que coroou a noite.
Exposição de arte
Como parte das mostras do Sarau, o hall do Tribunal recebeu a exposição de impactantes quadros da escritora e artista plástica Rosy Cardoso, intitulada “Lata d'água na cabeça”, com temática feminina, que estará aberta à visitação pública até o dia 30 de agosto.
Apoiadores
Foi anunciado no evento que o IHGG, a AGL e a AGnL doaram livros à biblioteca Valdo Teixeira.
O Instituto Carlos André, especializado em ensino de língua portuguesa e comunicação jurídica, apoiou o evento.
Presenças
A terceira edição do Sarau contou com a presença de diversas autoridades e apreciadores de literatura, de música e de obras de artes. Entre elas, estiveram presentes o ex-presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, e sua esposa Leila Regina da Costa; a desembargadora eleitoral Alessandra Gontijo; e o procurador regional eleitoral Marcelo Wolff.
Também prestigiaram o evento o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Jales Guedes Coelho Mendonça; a escritora e psicóloga Elìna Borges; o artista plástico Sanatan; os advogados Anna Vitória Gomes Caiado e Alexandre Alencastro Veiga Hsiung; o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência, assim como os secretários e servidores desta Corte.
Secom