Goiás terá primeiro mesário com deficiência visual

Veimatos Caldeira Duarte está se preparando para realizar os treinamentos

Goiás terá primeiro mesário com deficiência visual - 1

Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) terá como mesário uma pessoa com deficiência. Foi realizada, nesta última sexta-feira (2), uma reunião para discutir, junto à juíza eleitoral da 1° Zona Eleitoral, Maria Umbelina Zorzetti, à chefe de cartório, Danielli Prado, assim como aos servidores, qual o passo a passo a ser seguido até o dia das eleições para a adaptação do voluntário.

A acolhida ao mesário Veimatos Caldeira Duarte foi inspirada em uma experiência semelhante idealizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) em 2022.

Para que a deficiência visual não seja um empecilho à realização do voluntariado nas Eleições 2024, o uso da tecnologia NVDA para a leitura do documento será imprescindível para o suporte. A voz sintética para leitura de tela já é familiar para o mesário e os treinamentos para a formação necessária serão iniciadas em breve.

Goiás terá primeiro mesário com deficiência visual - 2

Veimatos atuará como mesário da 1° Zona Eleitoral e será responsável pela confirmação do nome e número de inscrição do eleitor na lista de votação, que será passada, sucessivamente, à presidente de mesa. Apesar de votar desde os 16 anos, foi aos 51 que ele tomou a decisão de se candidatar como mesário: “O que me motivou a voluntariar foi a oportunidade de realizar algo novo, desafiador e poder inspirar outras pessoas com deficiência a também se tornarem um voluntário da Justiça Eleitoral. Quero encorajar a todos que um dia pensam em exercer ativamente seu papel de cidadão e colaborar com a Justiça Eleitoral, que realmente o façam”.

Goiás terá primeiro mesário com deficiência visual - 3

A acessibilidade nos recursos contribui para que a população goiana esteja cada vez mais apta a exercer um direito previsto por lei.

 
Secom

Acesso rápido