EJE-GO promove lançamento do curso “Você, candidata, comece por aqui!”
Aulas são disponibilizadas de forma gratuita e online
Na tarde desta terça-feira (6), a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO) promoveu o lançamento de seu mais novo curso “Você, candidata, comece por aqui!”, uma parceria com o Conselho Estadual da Mulher (Conem) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO). O evento, realizado no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), contou com palestra e debate quanto à representatividade e participação feminina na política e à violência política de gênero.
Reconhecendo o desenvolvimento social e cultural resultante da presença de mulheres em postos públicos, o diretor da Escola Judiciária, desembargador eleitoral Adenir Teixeira Peres Júnior, abriu a programação com um discurso encorajador: “A crescente participação das mulheres nos espaços de poder é um testemunho do nosso desenvolvimento cultural e de uma luta contínua por igualdade. Esse curso é parte do nosso compromisso em apoiar esse crescimento, oferecendo a vocês, futuras líderes, as ferramentas necessárias para não apenas competir, mas vencer e fazer valer seus direitos”.
O procurador Regional Eleitoral, Marcello Santiago Wolff, também se manifestou quanto à latente necessidade de maior inclusão na política, reforçando o compromisso dos promotores e promotoras eleitorais que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 no combate à fraude na cota de gênero. “Coloco à disposição de cada uma das senhoras, candidatas, o Ministério Público, para receber denúncias, esclarecer dúvidas e para fazer a acolhida das senhoras durante o pleito eleitoral. O enfrentamento desse problema e o fomento à participação feminina na política são algumas das principais bandeiras de atuação do Ministério Público”, afirmou.
O lançamento contou com a apresentação de dois painéis: “Ações afirmativas de gênero e democracia: a representatividade importa?”, ministrado pela desembargadora Flávia Viana, e “Sinergia feminina: conhecimento e liderança” comentado por Talita Hayasaki, Thaís Moraes, Marina Morais, Bruna Nubiato, Nara Bueno e Sabrina Braga.
Ao final, foram distribuídos exemplares da cartilha “Mulheres na Política: construindo igualdade de gênero nas Eleições 2024”, criada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Observatório Nacional da Mulher na Política.
PRESENÇAS
Estiveram presentes no evento o diretor-geral Leonardo Sapiência; os secretários Brazil Nunes, Flávia Dayrell, Giselle Castro e Milena Gonçalves; a diretora do Conem, Rosi Guimarães; a secretária de Projetos Especiais da Alego, Cristina Lopes; a vereadora Kátia Maria; e o sociólogo e professor da UFG, Djaci David.
CURSO
Com o intuito de oferecer informações e habilidades relacionadas ao processo eleitoral às futuras candidatas a cargos eletivos municipais, a EJE preparou um conjunto de aulas virtuais, gratuitas, ministradas por especialistas e profissionais experientes das seguintes áreas:
- Prestação de Contas;
-Registro de Candidatura;
-Violência Política de Gênero;
-Equidade de Gênero;
-Assédio Online e Redes Sociais;
-Liderança Jovem Feminina na Política;
-Desinformação;
-Participação da Mulher na Política.
O curso está disponível, na íntegra, no canal do TRE-GO no YouTube.
Secom