EJE/GO realiza eleições do Programa Eleitor do Futuro em Goiânia
Programa visa estimular a participação política entre os jovens
A Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO) realizou nesta sexta-feira (27) eleições simuladas com alunos de escolas municipais para mais uma etapa do programa Eleitor do Futuro, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia.
Ao todo, foram eleitos 35 parlamentares entre 10 e 16 anos.
Os vereadores mirins serão diplomados no dia 6 de novembro, no auditório do Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), às 17h.
Posteriormente, serão empossados na Câmara Municipal de Goiânia, onde exercerão mandato com atividades próprias do cargo de vereador, como elaboração de projetos de leis, através do programa Parlamento Jovem, daquela Casa.
A eleição simulada teve procedimentos básicos de um processo eleitoral, desde a emissão da zerézima (extrato das urnas eletrônicas, constatando a inexistência de votos aos candidatos) até a emissão do boletim de urna, com o total de votos recebidos pelos candidatos nas urnas.
Ao final, é feita a divulgação dos resultados obtidos e a declaração do candidato vencedor. Os nomes e números dos candidatos mirins não possuem relação com os números e nomes de candidatos das eleições oficiais.
O diretor da EJE/GO, Dr. Adenir Teixeira Peres Júnior, expressou sua alegria ao ver, mais uma vez, a execução do programa Eleitor do Futuro, que visa despertar o cidadão através da educação. “Aqui nós estamos dando de fato uma aula de cidadania, onde nós prestigiamos a paridade de gênero, sempre atentos aos temas relacionados à inclusão social das pessoas com deficiência e mostrando de forma relevante os valores, os conceitos democráticos”, enfatizou.
A professora de história da Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, Giselle de Araújo Alves, reiterou que o programa Eleitor do Futuro ajuda os jovens na conscientização política: “Eles aprendem sobre como funcionam as eleições, a importância de escolhermos bem os nossos representantes, de pesquisarmos sobre os representantes, de elegermos com consciência, de colocarmos nas esferas de poder representantes realmente preparados”.
Escolas participantes
CEPAE - Centro Ensino Pesquisa Aplicada à Educação
Escola Municipal Presidente Vargas
Escola Municipal Coronel José Viana
Escola Municipal Professor Nadal Sfredo
Escola Municipal Vicente Rodrigues Prado
Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista
Escola Municipal São José
Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira
Escola Municipal Dom Tomás Balduíno
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social