III Semana da Conscientização Ambiental do TRE-GO
Preservação ambiental e economia de recursos públicos são pilares do Tribunal
No dia 7 de junho, a Assessoria de Atendimento, Sustentabilidade e Suporte às Zonas (ATEND) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoverá palestras sobre o consumo, a sustentabilidade e o papel da Justiça Eleitoral em práticas conscientes, como parte da III Semana de Conscientização Ambiental. O evento ocorrerá na Sede do TRE-GO e será transmitido pelo YouTube.
A programação contará com:
- 14h15 - 15h - "Sustentabilidade no Poder Judiciário", pelo conselheiro do CNJ Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia
- 15h - 15h40 - "O consumo de plástico na perspectiva atual", por Letícia Passos Priante, servidora do TRE do Ceará
- 15h40 - 16h20 - "O papel da Justiça Eleitoral para o consumo consciente de plástico", por Karina Marcos Bedran Pinheiro, servidora do TRE de Minas Gerais
O Tribunal conta com um Plano de Logística Sustentável (PLS) para melhor gestão socioambiental. Alinhado às boas práticas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na agenda 2030, o PLS 2021-2026 traz 19 eixos temáticos e ações ainda em desenvolvimento para o ano de 2023.
O Plano está pautado nos eixos ambiental, econômico, social e cultural. Para o exercício 2021-2026, indicadores e metas específicas monitoram as ações que visam reduzir o consumo de papel, impressões, copos descartáveis de plástico, água mineral envasada, energia elétrica, água e despesas com combustível.
O PLS ainda visa ampliar a adoção de critérios de sustentabilidade, capacitar e sensibilizar o maior número de colaboradores na temática da responsabilidade socioambiental, aumentar a participação de colaboradores em práticas de qualidade de vida no trabalho e ampliar a gestão adequada dos resíduos sólidos do Tribunal.
Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade é uma das ações previstas no Planejamento Estratégico do TRE-GO. "Este é um trabalho em equipe; todos os servidores são responsáveis pelo Plano e contribuem para que possamos atingir os objetivos sustentáveis previstos no PLS, assim como cumprir as metas definidas e apresentarmos bons resultados nos indicadores estabelecidos", afirma Weslley Napoli, assessor de atendimento, sustentabilidade e suporte às zonas.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social