9ª edição do “Conversando com a Justiça Eleitoral” é realizada na cidade de Anápolis
EJE/GO, OAB/GO e UniEVANGÉLICA foram parceiros no projeto
A Escola Judiciária Eleitoral (EJE/GO) do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) promoveu, nesta quarta-feira (14), a 9ª edição do programa “Conversando com a Justiça Eleitoral”, na cidade de Anápolis (GO). O projeto contou com a colaboração da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), especificamente da Reitoria e da Coordenação da Faculdade de Direito, e da Ordem dos Advogados do Brasil Goiás (OAB/GO), seccional Anápolis.
Ao agradecer a participação de todos os presentes, o diretor da EJE/GO e juiz-membro do TRE-GO, Adenir Teixeira Peres Júnior, enfatizou sua satisfação com os responsáveis pela plena realização do encontro. “Nós executamos 9 palestras em 6 escolas, atendemos mais de 2 mil alunos, levando conhecimento sobre democracia e processo democrático, além de mostrar e esclarecer sobre o funcionamento da urna eletrônica. Dentre esses 2 mil alunos, nós atendemos mais de 150 pessoas na APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, onde além desses assuntos, nós demos um exemplo de inclusão e visibilidade às pessoas com deficiência”, expressou.
A programação buscou a oferta de uma série de diálogos dentre os assuntos encabeçados pela Justiça Eleitoral, mobilizando públicos diversos pela cidade.
Em encontros no Auditório da OAB Subseção Anápolis, foram articulados cursos voltados aos profissionais da advocacia e da contabilidade. Pela manhã, o tema tratado foi registro de candidaturas – Eleições Municipais de 2024, apresentado pelos servidores Cláudia Eneida de Rezende Mikael e Rodrigo José Mendanha dos Reis. À tarde, José Fernando Alves de Sousa conduziu a palestra sobre principais apontamentos e inconsistências na prestação de contas eleitorais.
Ao final da tarde, a juíza-membra e vice-diretora da EJE/GO, Ana Cláudia Veloso Magalhães, conduziu audiência pública com vista à formulação de propostas de metas nacionais da Justiça Eleitoral. Ao lado do secretario judiciário Leonardo Sapiência, a magistrada acolheu sugestões do auditório e garantiu a licitude da passagem das propostas feitas ao Conselho Nacional de Justiça.
Com a finalização da fala popular, o diretor-geral do TRE-GO, Wilson Gamboge Júnior, guiou conversa sobre os desafios da Justiça Eleitoral frente à modernidade. Em seguida, Wandir Allan de Oliveira, conselheiro seccional da OAB/GO, mediou o simpósio “Democracia x Desinformação” apresentado pelo juiz federal e juiz-membro do Tribunal Juliano Taveira Bernardes e pela jurista Samara Castro.
O projeto Eleitores do Futuro, coordenado pela EJE/GO, estruturou atividades nos dias 12, 13 e 14 de junho em escolas do município, ministrando palestras sobre democracia e a importância do voto e realizando eleições simuladas com urnas eletrônicas. As ações foram comandadas pelos servidores Marcus Flávio Nolêto Jube, Thales Perrone Machado, Lafaiete Ribeiro de Campos e Antônio Luiz Vinhal Fonseca.
Estiveram presentes no evento o juiz eleitoral Gleuton Brito Freire, o reitor da UniEVANGÉLICA Carlos Hassel Mendes da Silva e o diretor do curso de Direito da UniEVANGÉLICA, Daniel Gonçalves Mendes da Costa.
Resultados da 9ª edição
Ao todo, a 9ª edição do Programa contabilizou 9 palestras em 6 escolas públicas e privadas no município de Anápolis; atendimento de 2025 alunos; 12 atendimentos no posto instalado na APAE; audiência pública com 85 participantes presenciais e 78 visualizações no YouTube; e palestra para mais de 200 alunos presenciais e pelo YouTube.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social