Retrospectiva das Eleições Gerais 2022

Em um pleito tranquilo, Goiás manteve média nacional de ausência nas urnas

Retrospectiva eleições gerais

As Eleições Gerais de 2022 elegeram deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente da República. Em Goiás, 3.812.641 pessoas exerceram o seu direito democrático no primeiro turno e 3.861.807 no segundo.

O pleito ocorreu normalmente em uma demonstração da maturidade cívica da população goiana, fruto de um trabalho conjunto do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) com as forças de segurança pública de todo o estado. A força tarefa em cada um dos pleitos, tanto no primeiro quanto no segundo, obteve o apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria de Segurança Pública, que engloba a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

A eleição para o cargo de governador de Goiás foi decidida no primeiro turno. Ronaldo Caiado, do União Brasil, foi reeleito com 51,68% dos votos válidos. O senador eleito foi Wilder Morais, do PL, que retorna ao congresso com 799.022 dos votos válidos.

Os goianos também escolheram os 41 deputados estaduais para a Assembleia Legislativa e os 17 deputados federais para a Câmara Federal. A deputada federal mais votada foi a jornalista Silvye Alves, do União Brasil, com 254.653 votos. Já o estadual mais aclamado foi o empresário Bruno Peixoto, do União Brasil, com 73.692 votos, batendo o recorde de mais votado da história de Goiás.

Após o fim do segundo turno das Eleições Gerais 2022, o presidente do TRE de Goiás, desembargador Itaney Francisco Campos, em Coletiva de Imprensa, declarou que o processo ocorreu em condições de normalidade. “Como se esperava, maturidade, tranquilidade, civismo por parte do eleitorado goiano [...] Mais uma vez as urnas se mostraram de alta funcionalidade”, disse. 

No dia 19 de dezembro, o desembargador-presidente diplomou os eleitos para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual, além dos dois suplentes para o cargo de senador.  A solenidade, realizada no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), contou com a presença das diplomandas e diplomandos, autoridades de todas as esferas no âmbito federal, estadual, municipal, forças policiais e convidados.

Ao final da cerimônia, o presidente Itaney afirmou que “em um ano em que a desinformação foi amplamente compartilhada pelos algoritmos das redes sociais, disseminando um cipoal de afirmações amparadas em vento, venceu a verdade, triunfou a democracia”.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido