Retrospectiva das Eleições Gerais 2022
Em um pleito tranquilo, Goiás manteve média nacional de ausência nas urnas
As Eleições Gerais de 2022 elegeram deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente da República. Em Goiás, 3.812.641 pessoas exerceram o seu direito democrático no primeiro turno e 3.861.807 no segundo.
O pleito ocorreu normalmente em uma demonstração da maturidade cívica da população goiana, fruto de um trabalho conjunto do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) com as forças de segurança pública de todo o estado. A força tarefa em cada um dos pleitos, tanto no primeiro quanto no segundo, obteve o apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria de Segurança Pública, que engloba a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
A eleição para o cargo de governador de Goiás foi decidida no primeiro turno. Ronaldo Caiado, do União Brasil, foi reeleito com 51,68% dos votos válidos. O senador eleito foi Wilder Morais, do PL, que retorna ao congresso com 799.022 dos votos válidos.
Os goianos também escolheram os 41 deputados estaduais para a Assembleia Legislativa e os 17 deputados federais para a Câmara Federal. A deputada federal mais votada foi a jornalista Silvye Alves, do União Brasil, com 254.653 votos. Já o estadual mais aclamado foi o empresário Bruno Peixoto, do União Brasil, com 73.692 votos, batendo o recorde de mais votado da história de Goiás.
Após o fim do segundo turno das Eleições Gerais 2022, o presidente do TRE de Goiás, desembargador Itaney Francisco Campos, em Coletiva de Imprensa, declarou que o processo ocorreu em condições de normalidade. “Como se esperava, maturidade, tranquilidade, civismo por parte do eleitorado goiano [...] Mais uma vez as urnas se mostraram de alta funcionalidade”, disse.
No dia 19 de dezembro, o desembargador-presidente diplomou os eleitos para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual, além dos dois suplentes para o cargo de senador. A solenidade, realizada no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), contou com a presença das diplomandas e diplomandos, autoridades de todas as esferas no âmbito federal, estadual, municipal, forças policiais e convidados.
Ao final da cerimônia, o presidente Itaney afirmou que “em um ano em que a desinformação foi amplamente compartilhada pelos algoritmos das redes sociais, disseminando um cipoal de afirmações amparadas em vento, venceu a verdade, triunfou a democracia”.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social