Sede do TRE-GO tem nova placa de identificação

Comissão de Gestão da Memória é responsável pela atualização

TRE-GO Placa revitalizada

Nesta terça-feira (31), o juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, ouvidor regional eleitoral e presidente da Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, anunciou a revitalização da placa de identificação do Tribunal Regional Eleitoral deste estado.

O comunicado foi feito em sessão ordinária do Tribunal Pleno presidida pelo desembargador Itaney Francisco Campos. A descrição permanece na frente do prédio sede do TRE-GO, na Praça Cívica.  

A Comissão de Gestão da Memória, na prática de resgate, preservação e valoração da história eleitoral goiana, iniciou o contato com a Prefeitura de Goiânia, responsável pela supervisão da infraestrutura urbana, e depois com a AGETUL (Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer), no propósito de atualizar as informações e o estado físico da apresentação.  

Como medida de inovação, a exposição traz o Qr Code que dispõe o acesso ao Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás, espaço de administração da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória (SEBAM).

 

O texto da renovação segue:

Tribunal Regional Eleitoral

Edifício-Sede da Justiça Eleitoral Goiana

 

O Edifício-Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) teve sua construção iniciada pela Superintendência de Obras do Estado em 1934, e conclusão em 1937. A inauguração ocorreu no dia 14 de julho de 1937, em sessão solene, com a presença do Tribunal Pleno vigente e várias autoridades regionais. O edifício faz parte do conjunto urbanístico e arquitetônico das edificações que compõem a Praça Cívica e seu entorno. A arquitetura em Art Déco, de formas retas, frontões de aspectos elegantes e harmoniosos, foi o estilo adotado pelo governo interventor de Pedro Ludovico Teixeira. Em sua história, a sede do TRE-GO passou por algumas reformas, a última ocorrida em 2000. Entretanto, o prédio não sofreu descaracterização, pois foi mantida a feição inicial da estrutura central.

 

O prédio está inscrito no Livro Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás, a partir do Decreto n° 4.943, de 31 de agosto de 1998.

 

Para mais informações, visite o Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás.

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.