Laboratório de Inovação é lançado oficialmente no TRE-GO

Ferramenta de gestão chamada B.I é grande aliada da Justiça Eleitoral goiana

TRE-GO Painel de BI B.I Painéis
Exemplo de painéis de B.I

Na manhã desta quarta-feira, 9, foi lançado oficialmente o Laboratório de Inovações, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral goiana, instituído pelaPortaria nº 289 de dezembro de 2021.

Embora a instituição oficial do Laboratório de Inovações tenha ocorrido no final de 2021, as buscas por melhorias para o desenvolvimento das atividades, principalmente de gerenciamento, foram iniciadas em 2019, tendo como destaque a criação dos painéis de Business Intelligence, conhecido como B.I. Referido projeto foi desde o início capitaneado pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão.

O sistema B.I funciona com a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações essenciais à gestão dos negócios e demandas executadas em uma instituição. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis.

Em abril de 2019 foi entregue a primeira versão do painel de Gestão Orçamentária e Financeira que contribuiu decisivamente na melhoria da performance da execução do orçamento. O TRE-GO alcançou, na oportunidade, o melhor resultado dos últimos 10 anos da Gestão Orçamentária e Financeira, que foi repetido nos anos de 2020 e 2021.

A partir daí houve o desenvolvimento de vários outros painéis como de controle dos processos jurisdicionais, processos administrativos, contratações, atendimentos ao eleitor e licitações, totalizando atualmente 128 painéis desenvolvidos, que são utilizados em todas as áreas do Tribunal.

Com a gestão do atual Presidente (2020/2022), Desembargador Leandro Crispim, o projeto ganhou mais força e se estruturou a partir do desenvolvimento de gerenciamento nos três níveis de painéis: o Estratégico, para a alta administração; o Tático, para os gestores intermediários; e os Operacionais. “Buscamos a construção de soluções transformadoras em benefício da nossa sociedade” afirma o Presidente, que ainda ressalta a importância da transparência total de todos os atos que envolvem a gestão do Tribunal.

Para o Diretor-Geral, Wilson Gamboge, o desenvolvimento dos painéis de BI, com todas as funcionalidades existentes, as quais percorrem todas as áreas da gestão e até algumas da prestação jurisdicional, “contribuiu muito para modernizar a gestão da Justiça Eleitoral goiana e representa um avanço memorável na democratização do conhecimento e das ferramentas gerenciais da administração pública”.

O coordenador do projeto, José Carlos, declara que “trata-se de nova cultura, que é a de tomar decisões com base nos dados que existem nos sistemas estruturantes dos Tribunais. Com os dados na palma da mão, os trabalhos podem ser realizados com mais agilidade e precisão”.

Diante de tantos benefícios, a expertise do Laboratório de Inovação inspirou outros Tribunais e alçou novos espaços no Brasil. Nesse sentido, a equipe do TRE-GO já foi convidada e implantou painéis de B.I nos Tribunais Regionais Eleitorais do Mato Grosso, Piauí, Roraima, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul e, no próprio Tribunal Superior Eleitoral, o qual reconheceu, por meio de ofício daquela Presidência endereçado ao Presidente Desembargador Leandro Crispim, o salto na qualidade de gestão da Corte Superior proporcionado pela adoção da ferramenta consubstanciada nos painéis desenvolvidos pela equipe do Tribunal goiano.

Os painéis despertaram interesse ainda do Conselho Nacional de Justiça, Tribunais de Justiça do Estado de Minas Gerais e recentemente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Para conhecer os painéis de B.I do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás acesse: https://apps.tre-go.jus.br/internet/BI/

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido