EJE realiza eleição simulada em colégio de Trindade (GO)
Ação inclui testes de urnas com acessibilidade
A Escola Judiciaria Eleitoral (EJE) promoveu na manhã de hoje (31) uma eleição com alunos do Centro de Ensino em Período Integral Pai Eterno (CEPI Pai Eterno) em Trindade, interior goiano.
A ação envolveu mais de 250 alunos votantes, equipe diretiva, gestores, professores e servidores eleitorais. O projeto foi elaborado entre março e abril deste ano, com apresentação das chapas pelos interessados e palestras para contextualizar o corpo estudantil sobre o cenário político eleitoral. Logo mais, em maio, foram feitas uma reunião com os candidatos para a elaboração de suas propostas, divulgação e debate público com os demais colegas.
Entre os concorrentes à presidência estavam os discentes Luis Fernando Lino de Araújo (17), Jeanderson Honorato de Souza (17) e Maria Eduarda Coimbra Oliveira (17). Luis Fernando foi o vencedor com 105 votos. Ao todo, foram contabilizados 192 votos válidos.
Para a ocasião, foram dispostas urnas eletrônicas com as fotos dos estudantes com verificações preparadas com fones de ouvido para os alunos deficientes visuais, linguagem em libras para pessoas surdas e teclado em braile para adolescentes cegos.
Eleitor surdo, assistido, antes do voto pela interprete em libras.
“Nós, integrantes da EJE, sentimos que realizar este evento é colaborar com a evolução do processo democrático goiano e brasileiro e cumprir com o trabalho da Justiça Eleitoral”, relata Antônio Vinhal, assistente da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás.
A EJE, dirigida pelo juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Vicente Lopes da Rocha Junior, conta com programas abertos a toda a sociedade, principalmente às comunidades escolares.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social