TRE-GO elege Presidente e Vice-Presidente para o biênio 2022/2024

Desembargador Itaney Campos e Desembargadora Amélia Araújo, respectivamente, são escolhidos para o cargo de Presidente e Vice-Presidente

Eleição de novos dirigentes para o TRE-GO 2022/2024

Os sete integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) elegeram na tarde de ontem (17), à unanimidade de votos, o Desembargador Itaney Francisco Campos e a Desembargadora Amélia Martins de Araújo para ocuparem, respectivamente, o cargo de Presidente e Vice-Presidente – esse último cumulado com o cargo de Corregedor Regional Eleitoral – no biênio 2022/2024.

A colheita dos votos dos Juízes-Membros componentes da Corte Eleitoral foi realizada por meio da urna eletrônica e o processo de votação se iniciou às 14h, quando foi impressa a zerézima, assinada pelo Diretor-Geral Wilson Gamboge, pela Secretária-Geral da Presidência, Fernanda Lucas, pelo Secretário-Geral da Diretoria-Geral, Pedro Azzi, pelo Secretário de Tecnologia da Informação, Frank Ribeiro e pelo servidor do Tribunal de Justiça de Goiás, Anivaldo Garcia Filho.

Em seguida, os servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação, Dory Gonzaga Rodrigues e Márcio Antônio Duarte de Oliveira, transportaram a urna eletrônica para receber os votos do atual Vice-Presidente da Casa, Desembargador Luiz Eduardo de Sousa e do Juiz-Membro Vicente Lopes, que justificadamente não puderam comparecer presencialmente.

Votaram em plenário, além do Presidente do TRE-GO, Desembargador Leandro Crispim, os Juízes-Membros José Proto de Oliveira, Márcio Moraes, Jeronymo Villas Boas, e Juliano Bernardes.

Os Tribunais Regionais Eleitorais elegem Presidente e Vice-Presidente dentre os desembargadores escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Estado.

A votação do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás foi realizada no último dia 9, em sessão ordinária presidida pelo Desembargador Carlos França, atendendo à solicitação apresentada pelo Desembargador Leandro Crispim, presidente do TRE-GO.

A sessão solene de transmissão dos cargos e posse dos novos dirigentes está marcada para o dia 29 de abril , às 10 horas.

O Desembargador Itaney Francisco Campos e a Desembargadora Amélia Martins de Araújo compõem atualmente o Tribunal Pleno como Juízes-Membros substitutos na classe dos Desembargadores.

Currículos


ITANEY FRANCISCO CAMPOS é natural da cidade de Uruaçu (GO), fundada por seus ancestrais, família Francisco/Fernandes de Carvalho. Filho do promotor de Justiça e professor Cristovam Francisco de Ávila e de Selenita Campos de Ávila. Realizou os estudos fundamentais em sua cidade natal, o ensino médio nos Seminários Santa Cruz, em Goiânia, e N.S.de Fatima, em Brasília (DF). Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás, no ano de 1974, havendo cursado dois anos de Letras Vernáculas, pela Universidade Federal de Goiás. Exerceu a advocacia nos anos de 1975, 1976 e 1977, na região de Uruaçu, onde também exerceu o magistério, como professor de Redação e Expressão e Inglês. Exerceu o cargo de Auditor da Delegacia Regional do Trabalho, em Goiás, nos anos de 1978/1981.Ingressou na Magistratura estadual no ano de 1982. Promovido por merecimento para a Comarca de Goiânia em 1992, ascendeu ao Tribunal de
Justiça, como desembargador, em 2008. Pós graduou-se como especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Agrário, pela Universidade Federal de Goiás, onde exerceu, nos anos de 2000/2001, as funções de professor substituto, de Direito Civil e Processual Civil. Ministrou as mesmas disciplinas na Faculdade de Direito da Uni Anhanguera, nos anos de 2002/2007. Foi Juiz Eleitoral da 136ª Zona eleitoral de Goiânia, por dois anos, e também exerceu o mandato de Conselheiro da ASMEGO – Associação dos Magistrados do Estado de Goiás. Foi Diretor, por dois mandatos, do jornal O Magistrado, da ASMEGO. Escreveu os ensaios “Notícias Históricas de Campinas” e “Antônio Theodoro da Silva Neiva – um escorço biográfico” e o livro de poesia “Inventário do Abstrato”. Participou das coletâneas “Verbo
Interior”, “Thêmis Translúcida” e “Hector no Cubo e outros contos”, estes publicados pela ASMEGO. Especializou-se em História Social, pela Faculdade de História, da Universidade Federal de Goiás, no ano de 2014. Atualmente exerce o cargo de Desembargador, integrando a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. É Presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás. No ano de 2016 foi eleito para ocupar a cadeira nº 37, da Academia Goiana de Letras – AGL.

É membro ainda da Academia Goiana de Direito – ACAD; da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás – ASMEGO, da Associação Brasileira de Magistrados – AMB, da União Brasileira de Escritores – Seção de Goiás – UBE/GO, e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás – IHGGO. É Cidadão Honorário dos municípios de Santa Helena de Goiás, Formoso, Mara Rosa e Cidade de Goiás.

Em 3 de agosto de 2020, tomou posse como Juiz-Membro Substituto da classe de Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

AMÉLIA MARTINS DE ARAÚJO , natural de Goiânia, filha de Frederico Martins de Araújo e Maria da Conceição Netto Martins de Araújo, chegou ao cargo de Desembargador em 2008 pelo critério de merecimento, após trinta anos dedicados à magistratura.

Pós-graduada em Processo Civil e Direito Agrário, pela Universidade Federal de Goiás, ingressou na magistratura em 1977, como Juíza Adjunta, lotada em Goiânia, onde permaneceu 1979.

Atuou como Juíza em Goianápolis e Anicuns, foi titular da 12ª Vara Cível de Goiânia por 12 anos e 2ª Juíza Corregedora por 5 anos. Após o exercício na Corregedoria Geral de Justiça, foi titular da 5ª Vara Cível da Capital. A magistrada também presidiu a 1ª Turma Recursal do Estado de Goiás nos anos de1991 e 1992. Foi Juíza Eleitoral em Goiânia nos anos de 1998 a 2000 e Juíza-Membro do Tribunal Regional Eleitoral por 2 anos (2004-2006).

Em 28 de setembro de 2020, a Desembargadora passou a compor o Tribunal Pleno do TRE-GO no cargo de Juiz-Membro Substituto da classe de Desembargadores.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido