Laudo Natel Mateus toma posse como Juiz-Membro do TRE-GO

Nomeado por decreto, Laudo ocupa vaga de substituto no Gabinete de Jurista

Laudo Natel Mateus é empossado no TRE-GO

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Leandro Crispim, empossou nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, Laudo Natel Mateus, no cargo de Juiz-Membro Substituto do Gabinete de Jurista da Corte regional para o biênio 2022/2024.

A nomeação o ingresso do novo magistrado ao Tribunal Pleno se deu por decreto do Presidente da República, publicado no Diário Oficial da União em 10 de janeiro.

A solenidade de posse foi realizada de forma híbrida, no Auditório Desembargador Geraldo Salvador de Moura e por meio de videoconferência. Em Plenário estavam presentes o Presidente da Corte Eleitoral, os Juízes-Membros Vicente Lopes e Márcio Moraes.

Laudo Natel Mateus participou da solenidade por videoconferência, como também participaram o Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Luiz Eduardo de Sousa, a Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral Substituta, Desembargadora Amélia Martins de Araújo e os Juízes-Membros José Proto de Oliveira, Jeronymo Pedro Villas Boas, Juliano Taveira Bernardes e Ana Cláudia Veloso Magalhães, além do Procurador Regional Eleitoral Célio Vieira da Silva. Foi registrado ainda que o ex-Juiz Membro da Corte, Luciano Hanna, assistiu à solenidade e posse pelo canal do TRE-GO no YouTube.

Após a abertura da 9ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás pelo Desembargador Leandro Crispim, os participantes foram convidados a ouvir o Hino Nacional Brasileiro e, após Laudo Natel Mateus ter prestado o compromisso regimental, o Presidente declarou-o oficialmente empossado.

O Desembargador Leandro Crispim deu as boas-vindas ao mais novo integrante do Tribunal Pleno: “O nobre advogado passa a compor o Colegiado desta Justiça Eleitoral, órgão de segundo grau de jurista, ascendendo mais um degrau em sua notória carreira”. Mencionando a formação acadêmica e profissional do empossado, o Presidente asseverou que “seu notável saber jurídico muito agregará a esta Corte, guardiã da democracia, zelosa tuteladora de um processo eleitoral transparente e confiável”.

Em seu discurso de posse, o novo Juiz-Membro cumprimentou e agradeceu os presentes, expressando seu orgulho em compor esta Justiça Especializada juntamente com nomes tão seletos: “O nosso propósito é estar junto a esta Corte Julgadora para somar, trazendo toda a seriedade, a imparcialidade e principalmente, a sabedoria.” Enfatizou os grandes desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral e a importância de uma justiça acessível. “Meu papel e meu compromisso é garantir a todos o pleno exercício do voto, de forma livre, desembaraçada, com consciência e convicção”, externou Laudo Mateus.

O empossado foi calorosamente saudado por todos os participantes, que foram unânimes em desejar-lhe profícua atuação e em afirmar que sua presença e sua sabedoria muito abrilhantarão o Pleno.

 

Currículo

Laudo Natel Mateus de natural de Morrinhos-GO.

Graduado pelo Centro de Ensino Superior de Catalão, o advogado é pós-graduado em Direito Civil, Processo Civil, Direito Público e Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes-RJ.

É professor de Pós-Graduação em Prática Forense e Direito Eleitoral pelo Instituto Rede Juris, em Goiânia-GO e Professor de Direito Processual Civil e Direito Eleitoral pela Universidade de Caldas Novas – Unicaldas. Atuou ainda como mestre na Universidade Estadual de Goiás – UEG e no Centro de Ensino Superior de Catalão.

Foi Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Mozargão-GO, da Prefeitura Municipal de Corumbaíba-GO e do Departamento de Água e Esgoto da Cidade de Caldas Novas.

Exerceu a Presidência da Subseção da OAB/GO de Caldas Novas-GO durante o triênio 2013/2015 e foi palestrante na Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) entre 2012 e 2015.

 É coautor da obra “Aplicação Imediata do Novo CPC ao Processo Eleitoral”, publicado pela editora Jus Podium.

 

Composição dos Tribunais Regionais Eleitorais

De acordo com a Constituição Federal, os Tribunais Regionais Eleitorais são compostos por sete juízes, sendo dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes, dentre juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; e, por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

Ainda, de acordo com o mandamento constitucional, os juízes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.