Juízes-Membros são empossados no TRE/GO

Magistrados compõem o Tribunal Pleno no biênio de 2021 a 2023

Posse 3 juízes do TRE/GO

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizou nesta segunda-feira, 13, a Sessão de Posse dos Juízes Juliano Taveira Bernardes, Mônica Cezar Moreno Senhorelo e Ana Cláudia Veloso Magalhães nos cargos de Juiz-Membro Titular do Gabinete de Juiz Federal e de Juiz-Membro Substituto dos Gabinetes de Juízes de Direito, respectivamente. Os eleitos farão parte da composição do Tribunal Pleno no biênio de 2021 a 2023.

A solenidade de posse foi realizada de forma híbrida, no Auditório Desembargador Geraldo Salvador de Moura e por meio de videoconferência. Em Plenário estavam presentes o Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Luiz Eduardo de Sousa, o Desembargador Itamar de Lima, os Juízes-Membros Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, Vicente Lopes da Rocha Júnior e Jeronymo Pedro Villas Boas, além das empossandas Juízas Mónica Cezar Moreno Senhorelo e Ana Cláudia Veloso Magalhães, assim como alguns de seus familiares.

Por videoconferência participaram a Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral em exercício, Desembargadora Amélia Martins de Araújo, o Decano da Corte Eleitoral, Juiz-Membro José Proto de Oliveira, o Procurador Regional Eleitoral, Célio Vieira da Silva, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva e o empossando Juiz Juliano Taveira Bernardes.

Assistiram à solenidade, por meio de videoconferência, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Carlos Alberto França, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e ex-Vice-Presidente e Corregedor do TRE/GO, Desembargador Zacarias Neves Coêlho, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Nicomedes Domingos Borges, o Desembargador Anderson Máximo de Holanda, além de familiares e amigos dos novos Juízes-Membros.

Aberta a 66ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, os presentes ouviram o Hino Nacional Brasileiro e, após os três Juízes terem prestado o compromisso regimental, o Presidente em exercício declarou-os oficialmente empossados.

Em nome da Corte Eleitoral, o Juiz-Membro Jeronymo Villas Boas saudou efusivamente os Magistrados: “Hoje este Tribunal da democracia recebe três novos membros, cada qual com a sua origem, formação moral, compreensão do Direito e realidade. Todos talhados na arte de argumentar racionalmente e, por isso, nessa tridimencionalidade, portadores de sua história, valores e pré-compreensão do Direito”.

Na sequência, o Procurador Regional Eleitoral, Célio Vieira da Silva, declarou que a renovação contínua que se faz no Tribunal Eleitoral é da própria essência da democracia. Cumprimentou os empossados desejando-lhes sucesso em sua atuação. “As suas experiências profissionais serão de grande valia na tarefa histórica que esta Corte desenvolverá no pleito geral que se aproxima”, afiançou o Procurador.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, ensejou aos Magistrados profícua atuação e proclamou: “A OAB/GO reafirma o seu compromisso com o Estado de Direito e a democracia brasileira, cuja defesa nos incumbe a todos, homens e mulheres, dedicados que somos ao Direito e à Justiça.”

Em seu pronunciamento, o recém-empossado Juiz-Membro Juliano Taveira Bernardes reverenciou, emocionado, a memória de seu progenitor, que nesta data faria 89 anos, e a quem dedicou mais esta conquista. Agradecendo aos votos estimados por todos, registrou: “Quero honrar a Corte, a jurisprudência da Corte, e cultivar as virtudes ressaltadas pelo Juiz Villas Boas, especialmente a da serenidade”.

A Juíza Mônica Cezar Moreno Senhorelo discursou em seguida, relatando sua motivação pelo horizonte que se descortina à sua frente, o qual pretende enfrentar com força, coragem e a experiência que amealhou em sua carreira. Ressaltou, ainda, a importância histórica desta conquista: “ O TRE/GO terá como integrantes duas magistradas que o comporão e que trarão o ar feminino que deve permear os tribunais, trazendo a força e a atitude da mulher contemporânea que deve alcançar os mais elevados lugares, podendo participar das discussões e decisões com igualdade e paridade.”

O discurso de posse da Juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães manteve a tônica veemente da relevância da participação feminina nas posições de poder. “Hoje somos duas mulheres idealistas e batalhadoras que, apoiadas na sabedoria e na evolução dos membros de nossas Cortes, conquistam um dos mais altos postos na Justiça goiana e brasileira”, asseverou a Magistrada, enfatizando seu desejo: “Que todos os Poderes, todas as instituições e os segmentos sociais permaneçam em transformação até o alcance da excelência nesse sentido.” A Juíza Ana Cláudia manifestou ainda estar recebendo uma elevada missão e prometeu “uma atuação forte, destemida, reta e comprometida com a eficaz aplicação da lei, respondendo ao clamor da Justiça.”

Ao término da solenidade de posse, o Presidente em exercício, Desembargador Luís Eduardo de Sousa, felicitou os empossados, afirmando ter certeza de que este novo grupo muito dignará o trabalho do Tribunal.

 

Currículos dos Juízes-Membros

 

Juliano Taveira Bernardes é natural de Goiânia-GO. Atualmente, é Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região - Seção Judiciária de GoiásJuiz Federal desde 1998, é também Mestre em “Direito e Estado” pela Universidade de Brasília – UNB e pós-graduado “lato sensu em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Goiás. Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Direito Constitucional e Processo Constitucional e do curso preparatório para a Magistratura da  Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg). Foi professor efetivo da Faculdade de Direito da UFG (2005/2012), onde ministrou aulas de Direito Constitucional e Processo Constitucional na graduação e pós-graduação. Foi Promotor de Justiça (1996/1997) e Juiz de Direito no Estado de Goiás (1997/1998). É autor de livros jurídicos publicados pelas editoras JusPodivm, Saraiva e Sergio Antônio Fabris Editor. Atuou como Juiz-Membro Substituto do Tribunal  Regional Eleitoral de Goiás no biênio de 18/9/2017 a 17/9/2019, tendo sido designado para atuar como Juiz Auxiliar da Corte Eleitoral no período de outubro de 2017 a dezembro de 2018.

 

Mônica Cezar Moreno Senhorelo é natural de Goiânia-GO. É atualmente 1ªJuíza titular e Presidente da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiçado Estado de Goiás. Tem MBA em Gestão em Poder Judiciário pela FGV/RJ. Atuou como Juíza substituta, Diretora do Foro e da Comarca de Ivolândia e Juíza eleitoral da 121ª zona Eleitoral do ano de 1993, Juíza de Direito, Diretora do Foro da Comarca de Edéia e  Juíza Eleitoral da 68ª Zona Eleitoral, no ano de 1993 a 1996, Juíza de Direito,  Diretora do Foro da Comarca de Planaltina  de Goiás eJuíza Eleitoral da 44ª Zona Eleitoral, de 1996 a 1998, Juíza de   Direito, Diretora do Foro da Comarca de Goiás , Presidente e membro da Turma Julgadora daquela Região, além de Diretora do Foro, no período de   1998 a 2006, onde instalou o  Juizado  Especial Cível e Criminal da Comarca de Goiás. Foi Juíza Eleitoral da 12ª Zona Eleitoral nos períodos de 09/12/1998 a 08/12/2000 e 28/12/2002 a 27/12/2004, Juíza de Direito titular do 2º Juizado Especial Criminal de Goiânia e membro da 2ª Turma Julgadora Mista da Comarca de Goiânia, no período de 2006 a 2014 e Juíza Eleitoral da 146ª Zona Eleitoral em 03//12/2011 a 02/12/2013, Juíza de Direito Titular do 1º Juizado   Especial Cível de Goiânia, Membro e Presidente da 2ª Turma Julgadora Mista Temporária da Comarca de Goiânia, no período de 2014 a 2018.

 

Ana Cláudia Veloso Magalhães é natural de Carmo do Paranaíba-MG. Juíza de Direito da Vara de Custódia da Comarca de Goiânia, é Doutoranda pela   Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Atua como Coordenadora Estadual da Audiência de Custódia no Estado de Goiás e Juíza-Membro do GMF - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Foi Juíza de Direito da 9ª Vara Criminal da Comarca de Goiânia (2019/2020), Juíza   de   Direito   da   2ª   Vara   Criminal   Comarca   de   Aparecida   de   Goiânia (2013/2019), Juíza-Membro da Turma Recursal da Comarca de Aparecida de Goiânia, Juíza Eleitoral e de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Anápolis (2008/2013), Juíza-Membro da Turma Recursal da Comarca de Anápolis, Juíza de Direito e Eleitoral da Comarca de Silvânia (2006/2007), Juíza de Direito e Eleitoral da Comarca de Itapuranga (2000/2006), Juíza Eleitoral e de Direito  nas Comarcas de Itaberaí/Itauçu/Taquaral (1999/2000). Atuou como magistrada federal na área Previdenciária (1999/2006).

 

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Acesso rápido