TRE/GO realiza plantio de 100 mudas de árvores
O plantio foi realizado no Bosque dos Buritis, em Goiânia
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) tem como um de seus valores institucionais a Responsabilidade Socioambiental onde busca atuar primando pelo ambientalmente correto, o socialmente justo e o economicamente equilibrado, e para tanto desenvolveu o projeto “Eleições Verdes”.
Dentre as iniciativas desse projeto está o plantio de mudas de árvores que aconteceu no último dia 23, no Bosque dos Buritis, em Goiânia. Foram plantadas a quantia de 100 (cem) mudas de árvores de diversas variedades como aroeiras, mognos, ipês, bálsamos, tamarindos, guapevas, jatobás, jenipapos, entre outras.
O objetivo principal do plantio é a tentativa de mitigar o impacto negativo no meio ambiente provocado pelo processo eleitoral, pois para garantir as eleições foram consumidas cerca de 1.400 (mil e quatrocentas) resmas de papel A4, além do consumo ordinário, o que representou a derrubada de 70 unidades de árvores adultas, para atender essa demanda.
Dentre outras ações do projeto “Eleições Verdes” está a assinatura do protocolo de intenções firmado entre o TRE/GO, os candidatos e partidos políticos para as eleições 2018 a fim de que não houvesse derramamento de santinhos nas ruas.
Outra ação da Justiça eleitoral goiana que foi acatada pelo Ministério Público Eleitoral foi a sugestão para que as penas, nos crimes eleitorais, fossem convertidas em doações e plantios de plantas/árvores típicas do cerrado brasileiro, nos casos em que a lei permitisse a aplicação de penas alternativas, respeitando a independência funcional de cada promotor eleitoral.
Com essas iniciativas o TRE/GO busca compensar, de alguma forma, o impacto negativo provocado pela Justiça Eleitoral durante a realização das eleições.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social