TRE/GO realiza Workshop sobre fake news e políticas públicas
Evento contou com a participação da equipe de Contencioso Eleitoral e Políticas Públicas do Facebook no Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) recebeu nesta tarde (25) a equipe do Facebook no Brasil responsáveis pelo Contencioso Eleitoral e Políticas Públicas, bem como representante jurídico do WhatsApp para debater e tirar dúvidas quanto às responsabilidades e atuações do Facebook e do WhatsApp no combate às fake news (notícias falsas) e ao cumprimento de ordens judiciais.
A rede social Facebook, com mais de 125 milhões de usuários ativos somente no Brasil, se tornou um jurisdicionado atípico no processo eleitoral, recebendo mais de 5 mil ordens judiciais eleitorais nos últimos anos. E diante das últimas alterações na legislação para as eleições de 2018, que possibilitou o impulsionamento de conteúdo nas eleições pela plataforma, verifica-se de grande relevância debater sobre mecanismos e ferramentas a fim de auxiliar a contenção da disseminação de notícias falsas.
O evento, de iniciativa da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social e com a parceria de representantes do Facebook no Brasil, contou com a participação do presidente do TRE/GO, desembargador Carlos Escher, que fez a abertura do evento, do Diretor-Geral, Wilson Gamboge, de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Polícias Federal, Civil e Militar, bem como juízes, desembargadores e servidores da justiça eleitoral.
Em seu discurso de abertura do evento, o presidente alertou sobre o desafio de combater a disseminação da desinformação. “É um grande desafio combater notícias falsas que se propagam de uma forma veloz e fugaz na internet. As denominadas fake news são informações atraentes revestidas de conteúdo enganoso, impostor ou manipulado que vem impregnadas de um peso capaz de convencer pessoas de todas as camadas sociais", afirmou.
Na sequência, os representantes do Facebook no Brasil ministraram palestras sobre suas áreas afetas, Rebeca Garcia, sobre de Políticas Públicas Rodrigo Ruf, sobre contencioso eleitoral, Paula Breim, sobre contencioso criminal e por fim Camila, advogada, representante do whatsapp no Brasil.
Ao final, o Diretor-Geral, Wilson Gamboge, agradece a participação de todos desejando que possamos ter eleições tranquilas e conscientes.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social