TRE/GO realiza Gestão de Documentos nas Zonas Eleitorais de Goiás

TRE/GO realiza Gestão de Documentos nas Zonas Eleitorais de Goiás

TRE-GO Questionário Arquivos

No mês de junho o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás encaminhou um questionário aos Chefes dos Cartórios Eleitorais para verificar a situação dos arquivos das zonas eleitorais de todo o estado. Esse formulário, adaptado à estrutura e normatização existente no TRE/GO, teve como parâmetro, documento encaminhado aos TREs pelo Comitê de Gestão Documental da Justiça Eleitoral.

O Comitê é formado por servidores do Tribunal Superior Eleitoral e servidores dos TREs que representam as cinco regiões do país. A coordenadora de jurisprudência, legislação e arquivo, Cláudia Mikael, e a chefe da seção de biblioteca, legislação e arquivo, Viviane Fraga, ambas servidoras deste Regional são as representantes da região Centro-Oeste.

O instrumento de pesquisa tem a finalidade de realizar um levantamento de dados dos arquivos dos cartórios da Justiça Eleitoral em Goiás para que ações destinadas a normatização, aplicação de recursos, capacitação dos servidores, incremento de infraestrutura física, logística e de sistemas de TI sejam orientadas de forma mais eficiente de acordo com suas respectivas demandas.

O questionário visa saber como está o espaço físico e mobiliário das zonas, se utilizam de recursos tecnológicos na gestão de seus documentos, se utilizam softwares para catalogar e preservar a documentação entre outras informações.

A gestão do patrimônio documental é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, à classificação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos de arquivo em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou ao seu recolhimento para guarda permanente.

Ele permite a racionalização no ato de gerir e guardar as informações e os documentos da Instituição, com o objetivo de definir uma rotina de classificação intelectual que venha a ser compreendida pela unidade responsável pela Gestão de Documentos e pelas demais unidades político-administrativas do Tribunal.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS

Acesso rápido