Biometria em Goiás supera a meta estabelecida pelo TSE
Biometria em Goiás supera a meta estabelecida pelo TSE
A terceira etapa de recadastramento biométrico em Goiás será totalmente finalizada no próximo dia 19 e já apresenta um resultado muito positivo.
As etapas do programa de coleta de dados biométricos são coordenadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que define e acompanha o cumprimento das metas estabelecidas por Estados e, de acordo com o relatório de acompanhamento da revisão biométrica extraído pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Goiás superou a meta estabelecida para o período 2015-2016, apresentando um resultado de 1.195.120 eleitores recadastrados em face da meta estabelecida que foi de 1.076.039, o que apura um percentual de 112,15% de cumprimento devido à superação do propósito inicial.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como órgão de cúpula da Justiça Eleitoral, em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), vem, desde 2007, implementando o programa de identificação biométrica do eleitor, em todo o Brasil.
O procedimento tem ocorrido tanto para atualização do cadastro eleitoral em sua forma ordinária, ou seja, naquelas ocasiões em que os cidadãos procuram a Justiça Eleitoral para se alistarem ou fazerem alterações em seus cadastros, em decorrência de mudanças de endereço, por exemplo, como para atenderem às convocações do órgão competente para revisar o eleitorado já existente, situação essa de caráter obrigatório, em que os eleitores, não comparecendo, têm seus títulos eleitorais cancelados e que é mais comumente conhecimento como “recadastramento biométrico”.
Nesse mister, o TSE estabelece diretrizes e metas para o processo de coleta biométrica, fixando o planejamento nacional de expansão do projeto de identificação digital do eleitorado, cabendo aos TREs o estabelecimento dos planos de ação, segundo as peculiaridades das respectivas localidades.
Em observância às disposições do TSE, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) fez constar em seu planejamento estratégico quatro etapas, a serem concluídas em 2018, ano em que se prevê a habilitação de todos os eleitores do Estado e do Brasil pela nova tecnologia.
Nesse panorama, será encerrada em 19/3/2016 a terceira etapa do programa de recadastramento biométrico do eleitor , ocasião em foram atendidos 98 municípios, vinculados a 47 Zonas Eleitorais.
Atualmente, Goiás já conta com 66.03% aptos a votar pela tecnologia digital (biometria), fruto do trabalho das três etapas, duas já concluídas e a terceira muito próxima de sua finalização, que, somados já representam 2.834.267 eleitores.
Todos os demais municípios não abrangidos até a terceira etapa integrarão a quarta e última etapa a ocorrer entre 2017 e 2018, o que aponta para um cenário de 100% do eleitorado goiano habilitado (hoje 4.519.119 eleitores), para as eleições gerais de 2018.
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social – ASICS/TRE-GO